O Museu Municipal da Ribeira Grande recebe, a partir de 10 de fevereiro, a exposição de pintura e fotografia “Por um acaso”, da artista Catarina Vieira Pereira. A inauguração está agendada para as 19.00 horas e a mostra ficará patente até 17 de março.
Os objectos que serão apresentados na exposição surgiram por obra do acaso. Alguns foram parar ao caixote de lixo e outros surgiram através de experiências inesperadas. Não foram pensados nem criados para o mundo artístico, mas acabaram como por entrar nessa esfera, porque num dado momento a artista viu neles algo a cativava.
Catarina Vieira Pereira nasceu a 25 de fevereiro de 1989, em São Miguel, Açores. Utiliza como nome artístico Vieira Pereira. É licenciada em Artes Plásticas e Novos Media, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (2008-2011).
Possui também o mestrado de Artes Plásticas, no mesmo estabelecimento de ensino superior (2011-2013), cujo tema da sua tese foi: “Pintura Fotográfica – efemeridade, metamorfose e ação num percurso plástico”.
Na sua pesquisa questiona os limites da pintura, colocando a questão se o seu trabalho poderá estar no “campo expandido” da pintura, tal como a crítica de arte Rosalind Krauss propôs para a escultura.
Em 2013, ganhou uma menção honrosa na 18.ª Galeria Aberta em Beja. Em 2014 conquistou o prémio regional de pintura António Dacosta, nos Açores e também o primeiro lugar na área de artes plásticas no concurso Labjovem.