JÚLIO MACHADO VAZ NO CLUBE DOS PENSADORES

O professor universitário, psiquiatra e sexólogo, Júlio Machado Vaz, foi o convidado de Joaquim Jorge no último Clube dos Pensadores. Numa sessão onde se falou de sexo e de poesia, o tema principal focou-se no “Envelhecimento e o Sexo”, onde o orador explicou que colocar as duas palavras no mesmo título “dá logo erro”.

“Pois os mais velhos são discriminados e o pior dos imperialismos é nós discriminarmos a nós mesmos. Envelhecer é um processo natural mas em relação ao sexo é algo que não é visto como natural”, afirmou.

Para Júlio Machado Vaz a “preparação sobre sexualidade dos profissionais é ainda muito deficiente”. “Sexo e sexualidade englobam componentes afetivos e psicológicos que estão relacionados e que nos acompanham até ao fim da vida”, acrescentou.

O convidado afirmou ainda que “é preciso esquecer e combater o mito de quantidade versus qualidade” e que o principal órgão sexual está “entre as orelhas”, pois “para manter uma vida sexual feliz depende muito do que a cabeça consegue fazer, do erotismo, da continuação do namoro” mas mostrou-se também muito preocupado com a violência psicológica.

No final do debate, a convite de Joaquim Jorge, Júlio Machado Vaz declamou ainda um poema de Eugénio de Andrade, “O Amor”, perante uma plateia de cerca de 150 pessoas.

O próximo convidado do Clube dos Pensadores terá como convidado o piloto Tiago Monteiro, para falar um pouco sobre a área do desporto motorizado.