O Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, esteve presente, no passado dia 31 de março, na entrega dos prémios “Ousar, Intervir, Melhorar”.
A Escola Secundária da Ribeira Grande foi a vencedora ao arrecadar o 1º lugar no valor de 5 mil euros, tendo o 2º lugar, com um prémio de 3 mil euros, sido conquistado pela Escola Básica Integrada da Lagoa.
Foi ainda entregue uma menção honrosa à Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico.
Esta é uma iniciativa criada com vista à promoção de uma “cultura de divulgação” dos projetos pedagógicos “mais inovadores” e Avelino Meneses deixou claro, durante a cerimónia, que “os exemplos de boas práticas pedagógicas devem ser incentivados nos Açores”.
“Entre os objetivos deste prémio contam-se os propósitos do acréscimo da taxa de progressão e do decréscimo da taxa de desistência, da elevação das médias das provas finais e dos exames nacionais, do estímulo à assiduidade e da contenção da indisciplina”, salientou.
O Secretário Regional aproveitou ainda o momento para lembrar que o plano integrado de promoção do sucesso escolar ProSucesso – Açores pela Educação é “uma empresa de todos, do Governo, escolas, famílias e das comunidades”.
Foi precisamente para combater o insucesso escolar que foi criado o ProSucesso, que inspirou o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. Contudo, Avelino Meneses acredita que “não se pode exigir tudo de uma só vez” até porque o projeto é pensado “para um prazo de 10 anos”, sendo que “as alterações a nível de educação embora sejam seguras, são necessariamente lentas”.
Também Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande, marcou presença neste evento e admitiu mesmo que as “recomendações constantes no projeto vão ser colocadas em prática no âmbito da obra da requalificação da frente mar”.
O autarca salientou ainda a importância do ProSucesso e acrescentou que é intenção do executivo “continuar a desenvolver um trabalho que motive os alunos e os ajude a combater o insucesso escolar”.
“Os jovens de hoje vão ser o futuro da Ribeira Grande e é nesse sentido que vimos colocando um enfoque muito grande no que respeita à disponibilização de todas as condições que estão ao nosso alcance para que atinjam os melhores resultados possíveis. Reflexo disso é o investimento que já ultrapassou um milhão de euros em dois anos na educação. E para 2017 o orçamento que vamos alocar à educação aumentou 20%, passando para os 600 mil euros”, explicou Alexandre Gaudêncio.