A visita da delegação da Assembleia Legislativa à Comunidade Autónoma da Galiza contou com vários eventos de todos os géneros, terminando com uma sessão literária e concerto que evocaram os escritores e poetas Antero de Quental e Manuel Curros Enríquez, na Fundacíon Curros Enríquez, em Celanova.
Nessa sessão, que se realizou no dia em que se comemoram os 166 anos do nascimento de Manuel Curros Enríquez, um dos impulsionadores do galego, estudioso das letras portuguesas e apaixonado pela poesia de Antero de Quental.
Além da intervenção do professor Urbano Bettencourt sobre Antero de Quental, os cantores galegos Emilio Rúa e Rosa Cedrón interpretaram o poema “Zara”, em português e galego, num grande momento de simbolismo e emoção.
“Este poema uniu estas duas comunidades o ano passado no Parlamento Açoriano e hoje volta a reunir galegos e açorianos através da poesia cantada. Não deixa de ser simbólico que esta parceria começou nos Açores, com Antero e ‘Zara’”, afirmou Ana Luís.
Nesta visita, de dois dias, a delegação da Assembleia Legislativa foi ainda recebida pelo presidente da Junta da Galiza, pelos presidentes das Câmaras Municipais de Santiago de Compostela e de Celanova, e visitou o Conselho da Cultura Galega e o Balneario Laias Caldaria.