O Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, assinalou, em comparação com o ano transato, um aumento do número de visitantes na ordem dos 62,2%, na medida em que no ano 2016 foram registadas 22115 entradas e, até ao último mês de agosto, foram assinaladas 35887 visitas.
O monumento constitui um dos melhores miradouros para o rio Douro e para as zonas históricas do Porto e de Vila Nova de Gaia. O Mosteiro está abrangido pelo Centro Histórico do Porto e inscrito pela Unesco na Lista do Património Mundial.
O Mosteiro acolhe, atualmente, o espaço de divulgação “Património a Norte” da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), que pretende assumir-se como uma porta de entrada para o património da região Norte, sendo também, por esta razão, muito procurado, sobretudo, pelos visitantes estrangeiros. Do total de entradas registadas no monumento, até agosto deste ano, 90,6% correspondem a visitantes de nacionalidade estrangeira.
O adro do Mosteiro da Serra do Pilar é sempre, segundo a DRCN, um local de grande afluência de turistas, porque é o local onde se pode observar, numa das silhuetas mais belas, a magnífica vista do Douro e das cidades do Porto e de Gaia.
A Direção Regional de Cultura do Norte pretende contribuir para que o turismo do segmento cultural tenha um local onde obtém informação qualificada sobre o Património, com especial destaque para os quatro Patrimónios da Humanidade da região, Porto, Guimarães, Douro e Vale do Côa, mas também para os diversos monumentos classificados que pontuam o Norte de Portugal.
A DRCN referiu que a abertura deste monumento ao público permite ainda a visita ao Claustro Redondo, um dos dois existentes na Península Ibérica, à igreja e ao zimbório do mosteiro, que são espaços notáveis da arquitetura renascentista.