TROFA EM NOTÍCIAS

Trofa comemorou o Dia Mundial do Abraço a 22 de maio

A Câmara Municipal da Trofa celebrou o Dia Mundial do Abraço, no passado dia 22 de maio, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro. A comemoração contou com a presença das crianças do JI do Cerro 1 e do JI do Cerro 2 e dos seniores do Centro Social e Paroquial de S. Mamede do Coronado, do Centro Comunitário Municipal da Trofa e da Santa Casa da Misericórdia.

Centro Comunitário Municipal da Trofa vai realizar Festa dos Santos Populares a 19 de junho

A Festa dos Santos Populares está a ser organizada pelo Centro Comunitário Municipal da Trofa e vai decorrer no próximo dia 19 de junho, no espaço exterior interno e no auditório do Fórum Trofa XXI. Este convívio, que é alusivo às festas populares e dedicado aos seniores trofenses, tem como objetivo criar uma dinâmica com a participação de diferentes instituições, que vão preparar uma marcha ou uma canção portuguesa para partilhar com todos os presentes.

Taxa de desemprego na Trofa reduziu 73% nos últimos seis anos

Segundo dados do Centro de Emprego da Trofa/Santo Tirso, dos 4286 desempregados registados em abril de 2013, subsistem 1160 desempregados (registo em abril de 2019), sendo que destes, cerca de 490 apresentam idade superior a 55 anos de idade, estando aguardar para iniciar o processo de Reforma.

Estes resultados indicam, assim, que existem, no concelho da Trofa, cerca de 670 desempregados, com idade inferior a 55 anos, representando, estes números, o chamado desemprego estrutural.

Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, defendeu que estes números são também consequência da aproximação da autarquia e das empresas às escolas locais, valorizando o ensino profissional existente no território do concelho, “como é exemplo de sucesso o CENFIM – Trofa”.

Trofa voltou a ser capital da lusofonia

Os Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro receberam, de 18 a 26 de maio, a XIX Feira do Livro e o 15º Encontro Lusófono de Literatura Infantojuvenil.

Mafalda Veiga, Rui Reininho, Luis Portela, Adélia Carvalho, Ana Maria Conde, Ana Oliveira, Ana Paula Figueiredo, Inês Fonseca, Manuela Costa Ribeiro, Carlos Nuno Granja, Marta Bacêlo e Pedro Emanuel Figueiredo foram alguns dos nomes que marcaram presença nesta semana que foi dedicada à identidade lusófona.

Esta edição incluiu ainda exposições, sessões de animação de leitura, lançamentos de livros, entrega de prémios, concertos, teatro e dança, num programa rico que também contou com o contributo dos agrupamentos de escolas do concelho, do movimento associativo trofense e de um espaço dedicado aos autores trofenses.