A Câmara Municipal da Trofa assinou, no passado dia 7 de junho, em Eindhoven, na Holanda, no Congresso Intelligent Transport Systems & Services (ITS) 2019, o contrato de participação no projeto Cooperative Streets, desenvolvido em parceria com o Instituto de Mobilidade e Transportes.
Neste seguimento, a Trofa passa a estar integrada numa rede de 43 cidades europeias, das quais oito são portuguesas, onde serão aplicados projetos-piloto de Sistemas de Transporte Inteligentes.
De acordo com a autarquia, a aplicação desta tecnologia na Trofa vai transformar o concelho numa das primeiras smart cities europeias e será concluída até 2023, num valor total de investimento superior a 835 mil euros, estando garantido o seu financiamento em 50%.
O município da Trofa tem vindo a desenvolver políticas direcionadas para a melhoria do ambiente urbano, através de ações e projetos que promovem a mobilidade suave, no âmbito da implementação de uma estratégia concertada para a mobilidade.
Segundo a Câmara Municipal da Trofa, “com a conclusão as obras dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro do Parque das Azenhas e da Alameda da Estação, o concelho passou a ter espaços claramente formatados para os movimentos pedonais e clicáveis em detrimento do automóvel”. “Dando continuidade a este conceito, estão em preparação os Projetos da Rede Ciclável da Trofa (Ciclovia do Norte) e da Rede Ciclável e Pedonal do Coronado (Ciclovia do Coronado), que vão alargar a rede existente e potenciar de forma exponencial a capacidade de mobilidade dos trofenses através dos modos suaves”, revelou a autarquia.