DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

No dia 3 de dezembro pelas 21h00 na Casa da Cultura de Avintes realizou-se um evento para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

 O evento foi apresentado por Álvaro Bastos e Ricardo Cardoso e estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Cipriano Castro, Tesoureiro da mesma autarquia, Eduardo Ribeiro, Tesoureiro da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, Henrique, Joaquim Leite, um Homem ligado a causas (Ex: Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha e antigo ciclista do Benfica e do Porto), Jorge Garcia, Chefe de Escuteiros (1308) de Genebra, Suíça, também, um Homem que apoia causas.

  No contexto do tema de celebração esteve presente a autora do livro “ Este Filho que eu abraço”, Áurea Bastos que relata as suas vivências e episódios do seu filho Emanuel um jovem Autista, que proporciona momentos difíceis e complicados que só um amor incondicional e uma abertura positiva familiar consegue superar e ultrapassar, sempre, com um sorriso todas as dificuldades.

  A animar a iniciativa esteve presente Academia Sénior de Pedroso e Seixezelo que com alegria e boa disposição interpretaram quatro temas; “ O Rio Douro” “O Vosso Galo”, “As lendas do Rio Douro” e uma Rapsódia Popular que animou e colocou uma sala, completamente cheia, a participar, a cantar e a bater palmas com muita alegria e satisfação.

  A professora de música Goreti Amaral destes “Jovens Amadurecidos” como ela própria mencionou são sem dúvida o seu orgulho e encheu a alma de quem assistiu a tão brilhante exibição.

  A 1ª Homenagem foi feita a Eduardo Ribeiro, Presidente de uma Associação de Autismo em Braga e autarca avintense.

A 2 ª Homenagem foi a José Manuel, Motorista da APPACDM – Gaia, a 3ª Homenagem foi a Helena Campos, Auxiliar do projeto Gaia+Inclusão e a 4ª Homenagem a Carla Santos, também, coordenadora do Projeto Gaia Aprende + que mencionou que “agradeço todos os dias a Deus pelo aquilo que sou e pela oportunidade que tenho para fazer sempre o meu melhor”.

  O Grupo que surpreendeu foi sem dúvida “Sim somos capazes”, um grupo de jovens que ainda não tem nome, mas cantam e tocam orientados pelo professor de música Luís Baião com temas de António Pina “A Ana quer voltar para dentro da barriga da Mãe” e de Eugénio Andrade “Urgentemente”. Toda a exibição deste Grupo foi extraordinária, muito emotiva, com uma alegria contagiante que envolveu todos os presentes positivamente. Este grupo de jovens deixou uma bela mensagem de dedicação, empenho e gosto por aquilo que fazem, acreditam neles próprios e confiam, com garra e orgulho, no seu professor.

  O Chefe dos Escuteiros de Avintes (462), Alfredo, também, animou a noite com uma voz melodiosa, única e brilhante deliciando uma plateia que se rendeu a tão excelente atuação com o tema “ Onde Deus te levar” e “Somos uma família”.

 Quase a finalizar tão excecional programa atuação da Tuna Pitagórica de Avintes que esteve presente porque acredita que vale a pena defender causas solidárias e interpretou “ As lendas do Rio Douro”, “Trova do vento que passa” (homenagem a Adriano Correia de Oliveira), “Canção do beijinho”..

  A finalizar a presença de Priscila Rocha uma jovem cantora que defende o tema musical do projeto “Konta Komigo” que ajuda os sem abrigo nas ruas do Porto e quem precisa de apoio.

  A Casa da Cultura de Avintes foi o local escolhido para tão bonito evento que marcou a diferença pelo tema e sobretudo pelo empenho e dedicação de todos os presentes e no final provar um delicioso bolo e chá feito com carinho pela  Áurea foi perfeito e todos agradeceram o gesto.