A edição de 2020 das Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores, ao contrário do que é habitual, não vai resultar na tradicional concentração de milhares de pessoas, nem das cores e exuberância dos enormes andores, nem das atuações musicais que marcam o convívio daquela que é uma das mais importantes romarias do Município da Trofa.
Devido aos constrangimentos causados pela pandemia do novo coronavírus e assente na responsabilidade cívica e social de manter as regras de distanciamento e higienização, as Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores vão decorrer de 8 a 18 de agosto com um programa reduzido e dedicado exclusivamente ao caráter religioso.
As festas vão arrancar no próximo dia 8 de agosto, com a saída do andor de Nossa Senhora das Dores da Igreja Matriz, em cortejo automóvel pela cidade. Nesse mesmo dia, pelas 21h30, terá lugar uma Eucaristia na concha acústica, em frente à Capela de Nossa Senhora das Dores.
A saída do andor, o cortejo e a Eucaristia repetem-se, no mesmo horário, no próximo dia 9.
Entre os dias 10 e 15 de agosto decorrerá o septenário em honra de Nossa Senhora das Dores, pelas 21h00.
No domingo, dia 16, vai realizar-se a Missa Solene em Honra de Nossa Senhora das Dores, pelas 12h00. Já no dia 17, pelas 08h30, a Capela de Nossa Senhora das Dores será o palco da Eucaristia pelos Benfeitores das Festas. No último dia de romaria, 18 de agosto, haverá Eucaristia pelas 08h30 na Capela de Nossa Senhora das Dores.