MISSÃO CONTINENTE DOOU MAIS DE 86 MIL EUROS A 35 INSTITUIÇÕES AÇORIANAS

A Missão Continente doou, no terceiro trimestre do ano de 2023, mais de 86 mil euros em excedentes alimentares e não alimentares a 35 instituições de solidariedade social e de apoio aos animais da Região Autónoma dos Açores.

No total, até ao mês de setembro do ano transato, foram revertidos 23,1 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a instituições de todo o país. Segundo a marca de referência das iniciativas de responsabilidade social do Continente, “só em excedentes alimentares, esse apoio totalizou 20 milhões de euros, o equivalente a mais de 5,8 milhões de refeições salvas”.

De acordo com a Missão Continente, “os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular. Estes incluem produtos frescos como fruta, legumes mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares”.

Assegurando que “o desperdício alimentar constitui um desafio, no qual o Continente, na sua qualidade de retalhista, desempenha um papel fundamental”, a marca de referência das iniciativas de responsabilidade social frisou que “a empresa incentiva consumidores, colaboradores e fornecedores a desempenharem um papel ativo neste esforço, que é responsabilidade de todos. O objetivo do Continente é minimizar o desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido, acelerando o escoamento de produtos e evitando toneladas de desperdício”.

Segundo Nádia Reis, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, “neste 20º aniversário da Missão Continente, reafirmamos o nosso compromisso com a responsabilidade social. As doações de 5,8 milhões de refeições destacam o nosso papel ativo no apoio às instituições que apoiamos ao longo do ano e que fazem um trabalho fundamental em cada comunidade. Ao mesmo tempo que apoiamos comunidades locais, contribuímos para a redução e sensibilização para o desperdício alimentar”.