UMA FREGUESIA DE OLHOS POSTOS NO FUTURO

A freguesia da Conceição carrega esta toponímia em virtude da sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição, sendo este local de culto elevado a paróquia por alvará régio em 1707. Em conjunto com as freguesias da Matriz, Ribeira Seca, Ribeirinha e Santa Bárbara dá nome à cidade da Ribeira Grande.

Esta é uma das freguesias mais ricas a nível de património edificado, para além da igreja de Nossa Senhora da Conceição, um edifício do século XVIII. A igreja de São Francisco, atual Museu-vivo do Franciscanismo, em conjunto com o Convento de São Francisco, onde existe o atual Centro de Saúde da Ribeira Grande, também fazem parte do património da Conceição, à semelhança da ermida de Nossa Senhora das Dores, a primeira igreja desta freguesia. A par destes, também o Solar e a Capela do Vencimento são locais de passagem, sendo que outro dos orgulhos dos conceicenses é o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

A magnífica Lagoa do Fogo e a Caldeira velha também fazem parte do património natural da Conceição, assim como a praia do Monte Verde, local que dá nome àquele que é considerado um dos melhores festivais de música dos Açores.

A nível religioso, na Conceição faz-se culto ao Sagrado Coração de Jesus, à padroeira Nossa Senhora da Conceição e ainda ao Santo Cristo dos Terceiros, uma demonstração de fé com cerca de 300 anos, única nos Açores, que acontece durante o tempo Quaresmal.

As festas de culto ao Divino Espírito Santo, as romarias quaresmais, a tradição do Cantar às Estrelas e os vários desfiles que percorrem a vulgarmente denominada “Rua Direita” (Rua de São Francisco) como aqueles que acontecem durante a Feira Quinhentista, a Festa da Flor ou o Dia de Montras, são apenas algumas das muitas atividades que acontecem nesta freguesia.