CÂMARA DE GAIA ASSUME CUSTO DOS PASSES DE TRANSPORTE DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

A partir de 1 de outubro, a Câmara Municipal de Gaia vai assumir os passes de transportes públicos para os alunos do ensino superior público e privado residentes em Vila Nova de Gaia e que frequentem estabelecimentos dentro da Área Metropolitana do Porto. O processo iniciar-se-á com a inscrição nos serviços municipais, a partir de dia 7 de setembro.

Este é um “esforço” do município para alargar o leque de apoios sociais a um grupo estudantil sem nenhum benefício social municipal, motivando para o uso do transporte público e apoiando famílias de alunos com múltiplas despesas educativas, especialmente nesta altura face à situação de pandemia.

Já em 2019 a Câmara de Gaia tinha criado o “passe único” universal para a Área Metropolitana do Porto, com um valor de 30 euros para passe municipal e intermunicipal de 3 zonas, e de 40 euros para passe metropolitano, e em junho deste ano foi criado também o “passe família”, que garante a gratuitidade dos passes para agregados familiares, a partir do terceiro passe, inclusive.