MUNICÍPIO DA TROFA ASSINALA MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

A Câmara Municipal da Trofa volta a associar-se à celebração mundial do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, que é promovida pela International Association of School Librarianship. Este ano, apesar da inexistência de uma celebração nos moldes habituais, devido à proliferação da covid-19 em Portugal, realizar-se-ão algumas atividades pontuais nas Bibliotecas Escolares do concelho.

A comemoração mundial do Mês Internacional da Biblioteca Escolar decorre em outubro, mês em que se assinala, também, o Dia Nacional da Biblioteca Escolar, que é celebrado a 26 de outubro. Neste seguimento, a autarquia trofense afirmou que “a data surge como uma oportunidade para as Bibliotecas Escolares de todo o mundo darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas”.

“Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar” é o tema do Mês Internacional da Biblioteca Escolar para 2020 e, de acordo com a Câmara da Trofa, baseia-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 3 da Agenda 2030 da ONU: Saúde de Qualidade, levando-nos “a refletir sobre a relação entre o conhecimento e a construção de uma visão holística do ser humano no mundo”.

Assumindo a missão de servir a comunidade, a Biblioteca Escolar é, deste modo, convidada a festejar os caminhos que vai descobrindo, para ajudar a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens.

O concelho da Trofa conta com 20 bibliotecas integrantes da Rede de Bibliotecas do município, incluindo a Biblioteca Municipal, localizada na Casa da Cultura. Recentemente, e dando resposta a alguns constrangimentos causados pela pandemia da covid-19, a Biblioteca Municipal lançou os serviços “Pergunte ao Bibliotecário” e “Entrega de Livros ao Domicílio”, através dos quais os munícipes podem, respetivamente, esclarecer dúvidas e efetuar pedidos de informação via e-mail, bem como receber em casa, de forma gratuita, mais de uma centena de livros, disponibilizados pelo espaço cultural.