«ViverGaia» é o novo cartão municipal de Vila Nova de Gaia que dá acesso gratuito ou com descontos a alguns locais de interesse natural e cultural da freguesia, como por exemplo, 50% de desconto no acesso ao Parque Biológico de Gaia ou entrada gratuita no Solar Condes de Resende. A adesão ao cartão é gratuita e pode ser feita de forma presencial, no Gabinete de Atendimento ao Munícipe, ou digitalmente.
A Câmara Municipal de Gaia criou o cartão municipal «ViverGaia» (CVG), que já está em funcionamento. Este documento, que a Câmara assume como mais uma aposta na melhoria do serviço público, pretende promover o acesso a bens e serviços disponibilizados pelo Município, em igualdade de oportunidades para todos os residentes no concelho.
Os benefícios para os titulares deste cartão são: entradas gratuitas na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo e no Solar Condes de Resende; 50% de desconto no acesso ao Parque Biológico de Gaia, à Estação Litoral da Aguda, ao Auditório Municipal (em preço de bilheteira), ao Cineteatro Eduardo Brazão (em preço de bilheteira), às atividades culturais promovidas pelo Município (em preço de bilheteira) e a iniciativas da Câmara Municipal; além disso também proporciona 20% de desconto nas piscinas municipais (das 8 às 18h) e nos equipamentos desportivos.
No futuro, a Câmara Municipal irá divulgar mais benefícios, nomeadamente em estabelecimentos comerciais e serviços, sediados no concelho, em condições a acordar entre a autarquia e as possíveis entidades aderentes ao CVG.
Os beneficiários têm também acesso ao boletim municipal e a outras publicações municipais, bem como a informação enviada por SMS e/ou email sobre, por exemplo, cortes de via, condicionamentos de estacionamento e alertas da Proteção Civil.
Para ter o seu cartão, o pedido de adesão deve feito através do preenchimento do formulário, que pode ser realizado presencialmente no Gabinete de Atendimento ao Munícipe ou digitalmente em https://www.cm-gaia.pt/pt/cidade/vila-nova-de-gaia/cvg/. A solicitação tem de ser realizada em nome do aderente e é obrigatória a apresentação de comprovativo de morada.