Ao longo do último ano e meio, a Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia foi alvo de uma intervenção de reabilitação que asseverou a sua transformação num equipamento adaptado às exigências de novos tipos de públicos e mais sustentável. Este processo de requalificação, um investimento municipal de cerca de 1,3 milhões de euros, foi inaugurado no passado dia 16 de setembro e contou com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
O município gaiense garantiu, com esta intervenção, a recuperação física do espaço, com a adequação e modernização infraestrutural do edifício original e a reorganização funcional interior das diferentes valências. O melhoramento funcional do rés-do-chão foi preparado para que possa existir uma maior interatividade e pontuais acontecimentos culturais, o piso superior passa a abrigar a consulta de caráter mais formal, um espaço dedicado ao estudo e investigação. A cave do edifício continuará a funcionar como armazém de livros, material documental e didático variado. Foi projetado, para reforçar a relação espacial do edifício com o exterior, um espaço em deck no jardim, de forma a proporcionar um maior usufruto da biblioteca pública com um caráter lúdico intelectual. Em termos de acessibilidade, a sinalética foi selecionada e posicionada para leitura braille e foi também introduzido um novo elevador com portas telescópicas.
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, salientou que “importa olhar para o passado de uma das maiores instituições do nosso concelho, mas, mais do que isso, é de vital importância projetar o futuro, assegurando uma herança e garantindo que as gerações vindouras possam usufruir de um espaço de desenvolvimento e de captação de diferentes públicos”. Importa recordar que a Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia enquadra-se num quarteirão fortemente centrado na cultura, localizado na freguesia de Mafamude.