Entre os dias 2 e 4 de setembro, Montalegre recebeu o XXXVI Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes. Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, presidiu à abertura deste evento âncora do concelho, que se realiza desde 1983 e continua a gravitar em torno da figura do padre Fontes, que transformou o misticismo numa atração turística do concelho de Montalegre. António Lourenço Fontes nasceu em Cambezes do Rio, em 1940. Foi padre, escritor, hoteleiro, estudioso de plantas e ervas medicinais, e um dos principais defensores da cultura popular da região de Barroso, contribuindo, assim, para o desenvolvimento deste território do Barroso.
O cartaz foi organizado pela Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes, em parceria com o município de Montalegre/Ecomuseu de Barroso, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR), e a Junta de Freguesia de Vilar de Perdizes e Meixide.
A edição de 2022 do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes procurou dar destaque a temáticas como o poder das plantas, medicina popular e métodos naturais, plantas medicinais e segurança alimentar. Apesar dos bons oradores e da casa cheia, no interior do auditório, a organização lamentou que poucos visitassem o exterior do evento, no entanto, acredita que o futuro é promissor.