JANTAR DE TRANSMISSÃO DE TAREFAS DO ROTARY CLUB GAIA–SUL

O Rotary Club Gaia-Sul promoveu, no passado dia seis de julho, um Jantar Festivo de Transmissão de Tarefas, no restaurante do El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia. O evento ficou marcado pela passagem da liderança da companheira Margarida Marques para o companheiro Bernardo Nunes. A cerimónia contou a presença de vários elementos de outros clubes, incluindo do clube padrinho, o Rotary Club de Vila Nova de Gaia, e de Madalena Lima, em representação do governador José Alberto Oliveira.

 

O Rotary Club Gaia-Sul organizou uma cerimónia de Transmissão de Tarefas, que contou com a tradicional saudação das bandeiras, com um momento musical e com as intervenções de Mercês Ferreira, Inês Ferraz, Margarida Marques, Bernardo Nunes e Madalena Lima, em representação do governador José Alberto Oliveira. Feita a Transmissão de Tarefas do ano rotário, coube a Bernardo Nunes tecer as considerações finais e encerrar a sessão.

Antes de se realizar a condecoração, Mercês Ferreira, companheira do Rotary Club de Vila Nova de Gaia e Inês Ferraz, presidente do Rotary Club de Vila Nova de Gaia, fizeram questão de intervir. Mercês Ferreira aproveitou para felicitar “o Rotary Club de Gaia-Sul pelo ano que passou e pelo trabalho desenvolvido” e agradeceu “os momentos bons que passei e desejo que no ano seguinte nós consigamos imaginar o Rotary com muita criatividade, trabalho e com muito impacto, principalmente, nas pessoas”. A companheira do clube padrinho desejou ainda muito sucesso para o companheiro Bernardo que assumiu a presidência. Inês Ferraz admitiu que no término do ano rotário fica “sempre a sensação de que fizemos muito, podíamos fazer e vamos fazer mais, é por isso que todos os anos mudamos e é neste sentido de continuidade que deve existir Rotary”. A presidente do Rotary Club de Vila Nova de Gaia aproveitou ainda para “deixar toda a minha disponibilidade e do nosso clube para trabalharmos em conjunto, porque acredito que os nossos projetos serão muito melhores, mais eficazes, terão muito mais impacto na comunidade se forem feitos em conjunto”.

Na impossibilidade de estar presente, o governador José Alberto Oliveira deixou uma mensagem, que foi transmitida por Madalena Lima aos presentes. O governador começou por “saudar o novo presidente do clube e desejar-lhe um ano cheio de projetos, pleno de serviços à comunidade”. Realçou também que “o Rotary é composto por pessoas e as pessoas, em todo o mundo, estão a mudar, e, por isso, é necessário cultivarmos um ambiente diversificado, equitativo e inclusivo nos clubes”. No epilogo da sua mensagem enalteceu que “o novo ano rotário será marcado por muitos projetos de serviço, muitos projetos humanitários” e que espera “que o clube adira a esse entusiasmo e continue a deixar uma marca duradoura na sua comunidade e no mundo”.

Margarida Marques iniciou a sua intervenção relembrando o momento em que recebeu o colar e referiu que esteve no lugar que um companheiro que partiu, no entanto, assegurou que “os mandatos são para ser cumpridos e foi por esse mesmo motivo que aceitei e estive aqui”. Margarida enalteceu que, ao longo deste ano rotário, “servimos, transformamos vidas, conseguimos envolver a comunidade a dar de si, acho que estamos a fazer o certo e é isso que temos de continuar a fazer”. Por fim, a companheira do Rotary Club Gaia-Sul destacou a importância de “dar de nós, ir à comunidade, estarmos atentos, ver o que é que conseguimos fazer, transformar vidas imaginando sempre um mundo melhor”.

Após a sua intervenção, Margarida Marques chamou o companheiro Bernardo Nunes para proceder à transmissão de tarefas. Bernardo Nunes, presidente do Rotary Club Gaia-Sul, tomou a palavra e começou por proferir algumas palavras de reconhecimento à companheira Margarida pelo esforço que fez durante este ano rotário. De seguida, o presidente enalteceu o slogan “Imaginem o Rotary” e referiu que “imaginar um Rotary com diversidade, equidade e inclusão obriga-nos a empenhamo-nos para crescer, consolidar e trabalhar em projetos”. Bernardo Nunes salientou que “para termos um ambiente onde nos sintamos bem e outros que se queiram juntar sintam bem, temos de aceitar as diferenças, outras opiniões, a igualdade de tratamento e a inclusão”. Reforçou ainda que “se trabalharmos em projetos, se avançarmos com projetos que a nossa comunidade nos reconhece, estamos a contribuir para que provoquemos mudança, impacto na nossa pequena comunidade, que é Vila Nova de Gaia”. O presidente deste ano rotário revelou que o clube recebeu uma doação de mil euros de uma empresa e afirmou que “este dinheiro entrará para nos ajudar nestas iniciativas que nós pretendemos ter ao longo deste ano rotário”.

Após terminar o seu discurso, Bernardo Nunes apresentou o seu conselho diretor e, de seguida, os presentes usufruíram de mais um momento musical protagonizado por Laura, sobrinha do atual presidente do Rotary Club Gaia-Sul. No epilogo da cerimónia, Bernardo Nunes afirmou que “tivemos uma transmissão de tarefas foi muito agradável, com a presença de vários companheiros de diversos clubes e é sempre bom tê-los cá”.