Foi com grande expectativa que o público, que encheu por completo o TMJB, ficou a saber quais os espectáculos a que poderá assistir durante 2023.
A Programação 2023 do TMJB tem quarenta e oito espectáculos, vinte e sete de teatro (14 para adultos e 13 para a infância), sete de dança, e quatorze de música. Além dos espectáculos serão apresentadas ao longo do ano na Galeria de Exposições três exposições.
A Companhia de Teatro de Almada vai estrear ao longo do ano quatro novas produções, três para adultos e uma para a infância. As criações da CTA para adultos serão acompanhadas das habituais Conversas com o Público.
A partir de 20 de Janeiro, será reposto o espectáculo Reinar depois de morrer, de Luis Vélez de Guevara, com encenação de Ignacio García, uma co-produção da CTA com a Compañia Nacional de Teatro Clásico, de Madrid, que trata o mito ibérico de D. Pedro e Inês de Castro. Reinar depois de morrer estreou em 2019, com grandes elogios por parte do público e da crítica, tendo a cenografia de José Manuel Castanheira sido galardoada com o Prémio Autores para Melhor Cenografia, e a encenação de Ignacio García com o Prémio de Melhor Encenação, atribuído pela Associação de Encenadores de Espanha. O espectáculo manter-se-á em cena até dia 12 de Fevereiro, e contará aos sábados, às 18h, no foyer do TMJB, com as habituais Conversas com o Público, desta vez moderadas por José Mário Silva.
Nos dias 28 e 29 de Janeiro, na Sala Experimental, estará em cena a produção do Teatro das Beiras, Molly Sweeney, com texto de Brian Friel, e com encenação de Nuno Carinhas.
Está já patente na Galeria de Exposições a primeira exposição deste ano, Situações Shakespeareanas, de João Abel Manta. O horário da Galeria é de quinta a sábado, das 19h às 21h30, e ao domingo, das 13h às 19h. A exposição manter-se-á patente até dia 27 de Março.