Um grande jogo de Basquetebol em cadeira de Rodas, disputado no Pavilhão Municipal Dr. Manuel Ramos em Grijó, Vila Nova de Gaia colocou frente a frente as duas melhores equipas de Portugal, a APD-Braga e a equipa gaiense do Basket Clube de Gaia. A APD-Braga porque é uma potência em Portugal nesta modalidade e a equipa de Gaia que venceu no ano passado o campeonato Nacional da 1ª Divisão.
O resultado de 59-33 foi favorável à equipa bracarense, com grandes destaques no jogo, como a do açoriano Sílvio Nogueira que voltou a realizar uma grande exibição.
Este encontro foi muito especial pois a assistir esteve o Luís Garcia, Presidente da ALRA e amigo de Sílvio Nogueira, sendo acompanhado por Roberto Vieira e por Lídia Bulcão.
Foi emocionante o momento entre o Luís Garcia e Sílvio Nogueira, que foi homenageado pela Região Autónoma dos Açores em 2016, com a insígnia autonómica de reconhecimento.
O presidente e o atleta registaram este momento tão emocionante com este testemunho.
ENTREVISTA A LUÍS GARCIA
O que sentiu quando esteve com o nosso amigo Sílvio?
Senti uma grande emoção, o que acontece sempre que estou com o Sílvio. O dia em que ele teve o acidente será sempre um dos dias mais tristes da minha vida. Desta vez, essa mistura de sentimentos foi ainda maior, porque a foi primeira vez que o vi preparado para jogar basquetebol em cadeira de rodas, e sei que esta é uma das suas paixões.
Foi a primeira vez que viu um jogo de Basquetebol em Cadeira de Rodas?
Sim, foi a primeira vez. E foi absolutamente extraordinário ver todos aqueles jogadores a se superarem, a competirem como grande intensidade e vivacidade. Eles são um exemplo para todos nós.
Segue de certeza a carreira do Sílvio no clube e na seleção de Portugal. Qual a mensagem que concede ao Sílvio e à sua equipa e amigos de seleção?
Sigo a sua carreira, que é a de um verdadeiro Campeão que me inspira. O Sílvio é um dos meus ídolos, pela forma como abraça os projetos, com entusiamo, motivação e dedicação. Como resultado de tudo isso, supera-se e aparecem naturalmente os títulos.
A equipa onde joga o Sílvio é a minha equipa, e estou sempre a torcer para que seja campeão, porque sei que isso é muito importante para ele. Ele é muito competitivo, já o era no futebol. Espero que este ano sejam campeões.
“No domingo dia 26 de março em Gaia, o momento com o Luís foi magnifico. Tê-lo na bancada a assistir a um jogo meu.deixou.me muito feliz. O Luís é uma pessoa que admiro muito e é uma pessoa que fez muito por mim, quando a minha vida mudou com o meu acidente. Ter o Presidente da Região Autónoma dos Açores a assistir a este grande jogo, deixou-me irradiante.”
Sílvio Nogueira