A funcionar desde o passado dia 1 de junho, o Vila Galé Collection São Miguel foi inaugurado, oficialmente, a 16 de setembro. Situada em pleno Campo de São Francisco, no centro de Ponta Delgada, esta é a primeira unidade hoteleira do grupo na Região Autónoma dos Açores e nasceu da reabilitação de um edifício histórico, onde operou o Hospital de São Francisco. Com 92 quartos de diferentes tipologias, incluindo oito familiares, este hotel de charme homenageia o arquipélago e todos os açorianos.
Localizado no centro de Ponta Delgada, o Vila Galé Collection São Miguel foi inaugurado, oficialmente, no passado dia 16 de setembro, depois de estar a funcionar desde 1 de junho. A cerimónia inaugurativa desta que é a primeira unidade do grupo na Região Autónoma dos Açores, contou com a presença de Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Sofia Ribeiro, secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, José Andrade, diretor regional das Comunidades, Rosa Gouveia, diretora regional do Turismo, Francisco Gonçalves Silva, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, Teresa Gonçalves, presidente da SATA – Azores Airlines, Mário Mota Borges, ex-secretário regional dos Transportes, Turismo e Energia, Vasco Cordeiro, ex-presidente do Governo Regional e presidente do PS Açores, Carlos César, presidente do PS, e Francisco César, assim como representantes de entidades civis e militares.
No evento, que contou com uma atuação de Cuca Roseta, participaram, ainda, os atores Paula Lobo Antunes, Jorge Corrula e Marcantonio Del Carlo, assim como inúmeros embaixadores da marca, operadores turísticos e parceiros do Grupo Vila Galé.
Presente na inauguração, Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, afirmou que “esta ocasião é um sinal importante, não apenas para o turismo desta região, mas também um sinal para a revitalização do nosso património, numa zona nobre da cidade de Ponta Delgada. O investimento na requalificação deste edifício, visando alojamento turístico, é uma extraordinária oportunidade para conferir uma nova vida a um dos mais relevantes ativos da cidade, o nosso Campo de São Francisco, um local carregado de história e valor cultural, quer material quer imaterial, que acolhe todos os anos as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, as maiores festividades religiosas da região”.
Com 92 quartos de diferentes tipologias, incluindo oito familiares, esta unidade hoteleira de charme nasceu da reabilitação de um edifício histórico onde funcionava o antigo Hospital de São Francisco, que foi cedido, em regime de direito de superfície por 40 anos, renovável, pela Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada. “Esta é mais uma unidade que temos num edifício histórico, que reabilitámos para transformar em hotel e dar-lhe uma nova vida, como já temos vindo a fazer ao longo dos anos noutras unidades, tanto em Portugal como no Brasil”, ressaltou Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador do Grupo Vila Galé.
Representando um investimento de 15 milhões de euros, o Vila Galé Collection São Miguel gerou a criação de 48 postos de trabalho e conta com dois restaurantes, um com serviço buffet e outro à carta, onde se destaca a gastronomia regional, dois bares, intitulados Soul & Blues e Splash, claustro com piscina exterior e área de solário, Satsanga Spa & Wellness, com piscina interior aquecida com duas cascatas, sauna, banho turco, salas para massagens e tratamentos estéticos e, ainda, espaços para eventos, nomeadamente uma sala de reunião com capacidade para 160 pessoas em plateia. “Há muito tempo que queríamos ter o Grupo Vila Galé nos Açores, que era a única grande região de turismo em Portugal onde ainda não estávamos. Finalmente, foi possível concretizar esse projeto. Por isso, e tal como já vem sendo nossa imagem de marca, fizemos mais um hotel temático, desta vez homenageando o arquipélago e os açorianos e pretendemos que atraia não só turistas, mas também que seja aberto e convidativo para a toda a comunidade local de São Miguel”, sublinhou o presidente do Conselho de Administração do grupo hoteleiro.
Segundo Jorge Rebelo de Almeida este “não é mais um hotel nos Açores, é um hotel que é a essência dos Açores”. “Temos de procurar fazer coisas que sejam autênticas, nossas, para nos diferenciarmos, e isso é recuperar património, é dar lugar à cultura portuguesa. Temos de preservar a autenticidade dos nossos centros históricos, porque se transformamos tudo em turismo, perde a graça e deixa de ser interessante”, defendeu o empresário.
Neste seguimento, o Vila Galé Collection São Miguel trata-se de uma unidade temática, que enaltece a história e a cultura dos Açores e da diáspora espalhada pelo mundo, enfatizando a evolução da aviação na região ao longo dos tempos e, ainda, as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.