O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, assumiu que pretende reduzir a taxa de abandono escolar no concelho, durante a apresentação do Plano Municipal de Combate ao Abandono e Absentismo Escolar, que decorreu, no passado dia 18 de outubro, no Conselho Local de Educação que se realizou no Teatro Ribeiragrandense.
“Os números indicam que há uma retenção 16% dos alunos do 1º ciclo no concelho, o dobro da média regional. Esses dados preocupam-nos e não poderemos ficar de braços cruzados”, afirmou o autarca.
O documento, que foi elaborado pelo Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade (CIPA) da Associação Novo Dia, pretende ser um instrumento de políticas públicas para reduzir situações de absentismo e abandono escolar, de forma a envolver a comunidade e promovendo o sucesso académico.
O plano terá a duração de três anos letivos, desdobrando-se em três eixos: valorização da escola e do conhecimento, valorização dos serviços e recursos educativos e escola-família-sociedade. Dentro das várias medidas previstas para a concretização destes eixos, destaca-se a criação de um gabinete de apoio ao aluno, com técnicos nas áreas de Psicologia e Serviço Social.
“Estas intervenções preveem medidas de intervenção precoce, sendo que a partir do momento em que é detetado na escola que um aluno tem um absentismo anormal, será identificado diretamente junto das equipas de ação social da Câmara e será realizado um trabalho porta a porta, para se perceber junto da família o que se passa e quais são as condições”, explicou Alexandre Gaudêncio.
Além disso, pretende-se dar continuidade ao programa de apoio a Bolsas de Estudo, para os alunos que pretendam ingressar no ensino superior, bem como promover programas de ocupação de crianças e jovens em risco, em períodos não letivos, envolvendo diferentes entidades concelhias.