Joana Nogueira foi reeleita presidente da Academia das Coletividades do Distrito do Porto. Neste seguimento, esta instituição, que passou a ter, pela primeira vez na sua história, uma mulher como presidente, pretende ser uma alavanca para a inovação, tão necessária em áreas fulcrais, no movimento associativo.
No que respeita a Mesa da Assembleia Geral, José Maria Silva foi eleito presidente, Fernando Machado vice-presidente e Adelino Soares secretário.
Relativamente à Direção, Joana Nogueira foi reeleita presidente, Pedro Melo e Júlio Nascimento vice-presidentes, Luiz Martins secretário, Mário Cardoso tesoureiro e Carlos Oliveira e Augusto Lopes vogais.
No que concerne o Conselho Fiscal, Manuel Almeida foi nomeado presidente, Gonçalo Barbosa secretário e Carlos Dias relator.
Para além de uma escola associativa, os novos órgãos sociais pretendem cativar público jovem, através de ações transversais, considerando que a sua principal missão passa por promover o ensino e a formação capacitando dirigentes associativos, associados, funcionários e voluntários das coletividades.