FUNDAÇÃO JOAQUIM OLIVEIRA LOPES VENCEU DESAFIO DA 8ª EDIÇÃO DA ESCOLA MISSÃO CONTINENTE

Os alunos do pré-escolar da sala 3.1 da Fundação Joaquim Oliveira Lopes, em Avintes, venceram a primeira atividade da 8ª edição da Escola Missão Continente, intitulada ‘O Arco-Íris EMC!’ e receberam material didático da Hey Clay. Esta iniciativa teve como principal objetivo explicar às crianças, de uma forma lúdica e dinâmica, a importância da diversidade dos grupos alimentares para refeições nutritivas e equilibradas.

O desafio contemplou a apresentação visual de cinco almoços diferentes, um por cada dia da semana, que fossem saudáveis, equilibrados, completos e coloridos, sendo um dos critérios a seleção de alimentos fontes de proteínas, hidratos de carbono, micronutrientes e fibras.

“De modo a tornar a atividade mais dinâmica e criativa para as crianças, a proposta deveria ser multicolorida e a construção visual acompanhada de uma descrição das refeições concebidas. Por cada um dos três desafios lançados pela Missão Continente ao longo do ano letivo, é selecionada uma sala vencedora”, explicou a Missão Continente, salientando que “os alunos vencedores apresentaram um resultado final muito completo e diferenciado dos demais. A proposta apresentou originalidade em todas as fases do processo, como a colagem de cada prato na saia da rainha da alimentação e a inclusão de uma refeição vegetariana”.

“Como prémio, a turma usufruiu de uma visita da DTC Social, uma organização sem fins lucrativos, que organizou um momento lúdico-pedagógico de interação com os cães de Intervenções Assistidas por Animais, de modo a refletir sobre estilos de vida saudáveis para os cães e para as pessoas e de forma a proporcionar dinâmicas entre as crianças e os cães, que aumentem a consciência sobre a importância de um estilo de vida ativo”, revelou a marca de referência das iniciativas de responsabilidade social do Continente.

A Missão Continente atribuiu ainda duas menções honrosas, nesta primeira atividade, nomeadamente à EB 1/PE Ribeiro de Alforra, na Madeira, e ao Centro de Solidariedade Espírito Santo, em Braga.