A Paróquia do Divino Salvador em Vilar de Andorinho festejou a Festa de Nossa Senhora do Rosário ( 08,09,10 de outubro ) e o lugar que teve a responsabilidade de acolher a Nossa Senhora foi Menesas e Pombal.

No dia 29 de setembro foi iniciada uma novena em honra de Nossa Senhora do Rosário na Igreja Matriz; no dia 8 de outubro teve uma Sessão Formativa na Igreja Matriz ,orientada pelo Padre Manuel Reis da Ordem dos Carmelitas Descalços do Convento de Avessadas.

A Igreja encheu para escutar inicialmente com um momento musical e brilhantemente executado pelo casal de músicos Beatriz Alves e Álvaro Valente que deliciaram todos os presentes com a sua atuação.

Entretanto o Padre Manuel Reis tomou a palavra e explicou com sabedoria a importância de Maria Mãe de Jesus no nosso dia-a-dia e o que poderemos aprender com a Mãe do Céu quando nos disponibilizamos a sermos discípulos de Deus, integrados num Mundo frágil, contrito, mas consciente, que através de Maria poderemos vencer todos obstáculos e tentações como verdadeiros cristãos.

No dia 9 de outubro foi realizada uma procissão de velas do Pombal até as Menesas e o local escolhido ( Casa do Sr José Moura ) foi celebrada uma missa Campal para toda a comunidade presente. A casa que acolheu a Nossa Senhora do Rosário tinha muito espaço ao ar livre, árvores e foi sem dúvida o local perfeito para todos desfrutarem de um momento mágico com o som suave do deslizar do rio Febros como pano de fundo e no meio do nada receber a companhia de um garnisé intrometido que apenas queria o seu local preferido para pernoitar na folhagem da sua árvore preferida.

No dia 10 pelas 9.30h a Nossa Senhora do Rosário retornou em procissão para a Matriz e mais uma vez os moradores do lugar das Menesas e Pombal foram incansáveis para embelezar todo o percurso ao mais pequeno pormenor, tapetes no chão, colchas nas janelas , e não poderia faltar para  abrir a procissão dois cavalos, de seguida a Fanfarra de Vilar de Andorinho que fez uma brilhante exibição durante todo o percurso e na chegada à igreja, no final da atuação o Sr Padre  Albino abençoou o fardamento novo com o desejo de muitas felicidades e saídas para a Fanfarra.

A cruz dava seguimento à procissão com os escuteiros do agrupamento ( 986 ) de Vilar de Andorinho que colaboraram durante toda a caminhada, de seguida o estandarte  Sagrado Coração de Jesus, bandeira do Rancho Divino Salvador e o  andor do Padroeiro da Freguesia Divino Salvador; Mãe dos Cristãos, estandarte e andor São Lourenço; andor Nossa Senhora da Paz e o da Sagrada Família, Menino Jesus, andor e estandarte de São José  e do São João e por último Nossa Senhora do Rosário, e a imagem do Pastorinho Francisquinho levada pelos Acólitos, Padre Albino Reis , Diácono José Luís e os Juízes da Festa Amélia Castro, Manuel Mota que no final da cerimónia ofereceu a sua Opa à Paróquia, quase a terminar todos os agentes de Pastoral que assumiram o seu compromisso para o Serviço à comunidade e todos os meninos da catequese que receberam a bênção da Nossa Senhora do Rosário na sua caminhada de Fé.

No final a presença da Banda Marcial do Vale de Santa Maria da Feira, o Presidente da Junta de Freguesia Dr. Serafim Teixeira e elementos do Executivo e todos os Vilarenses que participaram nesta maravilhosa procissão.

O Padre Albino celebrou a Eucaristia e quando tomou a palavra mencionou o tema deixado pela Diocese do Porto “ Levanta – te ! Juntos por um Caminho Novo “ que faz um convite ao desafio e à vivência comunitária , contrariando a possibilidade de ficar fechado, prostrado ,desanimado, desiludido etc.

Abraçar a missão, projetos e juntos lutarmos por um caminho novo.

No final da homilia o Rancho Folclórico da  Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho atuou para os Vilarenses presentes e foi um momento muito bonito e animado.

Os moradores das Menesas e Pombal estão de parabéns em representação do lugar Dr. Alberto Carvalho Presidente da Festa de Nossa Senhora do Rosário pelo empenho, gosto, dedicação e carinho como acolheram a Virgem do Rosário e toda a comunidade.

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com