Ao todo, 4.757 alunos, num universo de 12.687, inscreveram-se, este ano, no Gaia Aprende+ Verão, o programa educativo de ocupação de férias escolares promovido pelo Município de Vila Nova de Gaia para acolher os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo.
O programa funciona ininterruptamente de 1 de julho até 13 de setembro, num total de 22 polos, a que se somam dois polos para alunos do Gaia Aprende+(i), destinado aos alunos com necessidades especiais. Cada agrupamento tem um ou mais polos, dinamizados por instituições parceiras, que, em conjunto com o município, asseguram resposta aos seus alunos. Além das atividades dentro de cada polo, os dias são preenchidos com saídas que vão das idas à praia a visitas culturais, ou ainda a parques aquáticos, parques naturais, centro de ciência, museus, entre outros. No caso do Gaia Aprende+(i), os alunos usufruem ainda de algumas terapias, numa perspetiva de continuidade com o que ocorre durante o ano letivo.
O número de inscritos neste programa de férias letivas tem vindo a aumentar significativamente todos os anos, passando de 1.060 em 2019/20 (8,15% dos alunos dos graus de ensino abrangidos) para os 4.757 de 2023/24 (37,5% dos alunos inscritos nas escolas públicas do concelho).
Durante este período de férias, a autarquia de Gaia continua, também, a assegurar as refeições aos alunos do escalão da Ação Social Escolar, estando a ser atualmente servidas mais de 2.500 refeições por dia.
O programa Gaia Aprende+ foi criado pelo município de Gaia no ano letivo 2016/2017, no âmbito da Escola a Tempo Inteiro, e tem como finalidade garantir um conjunto de ofertas sociais no domínio do apoio às famílias, através de um conjunto subsidiado de atividades extracurriculares pedagogicamente orientadas para todas as crianças e alunos do pré-escolar e 1.º ciclo da rede pública do concelho, ao longo de todo o ano letivo, nas interrupções letivas e nas férias de Verão. Porém, desde 2014/2015 a autarquia já promovia as férias de verão.
O Gaia Aprende+i (inclusão) também integra um conjunto de programas de ocupação dos tempos livres, com base na definição de planos de atividades adequados a cada criança e aluno. Este programa estende-se também aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário.