Foram apresentados, no passado dia 12 de outubro, no Convento Corpus Christi os seis projetos, em três áreas distintas, que venceram a edição de 2024 do projeto Gaia Orçamento Participativo Jovem, que este ano contou com 45 propostas apresentadas, tendo 16 sido aprovadas pela Comissão Técnica para a fase de votação. Nesta fase, foram recolhidos 990 votos e, deste modo, seis jovens viram os seus projetos aprovados e incluídos no orçamento municipal para 2025. Cada um deles terá uma dotação de 40 mil euros, num total de 240 mil euros.
Na área das «Artes e Criatividade», o projeto mais votado, com 163 votos, foi «Gaia Youth Fest», de Catarina Pereira, que prevê a realização de um festival de verão para jovens. Em 2º lugar, com 81 votos, ficou o «Faz Login na Arte», de Beatriz Mendes, cujo objetivo é a concretização de workshops gratuitos de dança para estudantes do concelho.
Na área do «Bem-Estar e Meio Ambiente», «Lever Douro à Vista», da autoria de Juliana Pereira, foi o mais votado, com 96 votos. Em causa está a requalificação de um trilho, alimentando-se com zonas de BTT e stand up paddle. Em 2º lugar, com 80 votos, classificou-se o «Jardim com Sentido», de Mariana Coutinho, que prevê a potenciação de um espaço verde no centro da cidade.
Por fim, na área «Capacitação e Participação Jovem», o projeto com mais votos foi «Sou adulto e agora?», de Sérgio de Carvalho, com 139 votos, que pressupõe a realização de palestras nas escolas secundárias sobre literacia financeira, sexualidade, emprego e perigos relacionados com o consumo de drogas e álcool. Em 2º lugar ficou o «Arraial Intergeracional», de Beatriz Morais, com 68 votos, que pretende a concretização de um arraial direcionado para os mais idosos e focado no envelhecimento saudável.
O Gaia Orçamento Participativo Jovem é um mecanismo de democracia participativa, com caráter deliberativo, que dá aos jovens de Gaia, dos 13 aos 30 anos, o poder de decidirem como devem ser investidas verbas do orçamento público do concelho.