O NEST Portugal – Centro de Inovação do Turismo anunciou a apresentação da segunda edição do programa internacional BoostX – ScaleUp Tourism, um projeto criado em parceria com a Organização Mundial do Turismo, o Turismo de Portugal e a NOVA Medical School. Este programa tem como objetivo lançar empresas que desenvolvem soluções inovadoras e sustentáveis, promovendo um turismo mais seguro e saudável, enquanto colabora no aumento da competitividade e da de inovação do setor.
O BoostX – ScaleUp Tourism promete qualificar o turismo como motor de impacto positivo no mundo. O programa apoia empresas na maximização dos modelos de negócio, adaptação de serviços, qualificação de produtos, otimização operacional e ampliação da base de clientes. Ainda simplifica a entrada de novos mercados e dá meios estratégicos para a consolidação das suas ações de financiamento, em sintonia com os princípios cruciais da sustentabilidade e inovação.
“Com o BoostX – ScaleUp Tourism, reafirmamos a posição de Portugal como referência internacional de excelência, tanto como destino turístico quanto como laboratório vivo para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor. Esta iniciativa proporciona uma plataforma única de crescimento para empresas que se dedicam à promoção de um turismo mais seguro, saudável e sustentável. Estamos honrados em colaborar com parceiros como a Organização Mundial do Turismo, o Turismo de Portugal e a NOVA Medical School para alcançar esse objetivo”, disse Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
A Inovagaia, parceiro do programa, enfatizou a importância da inovação e do empreendedorismo para o crescimento do setor. “Acreditamos que a inovação é um motor essencial para o desenvolvimento económico e para a criação de soluções diferenciadoras. Enquanto centro de incubação focado no desenvolvimento de startups e na promoção de um ecossistema colaborativo, estamos empenhados em apoiar projetos disruptivos que possam transformar o turismo. O BoostX – ScaleUp Tourism é um exemplo claro de como a colaboração entre startups, instituições académicas e organizações do setor pode gerar impacto real e duradouro no turismo. Estamos absolutamente convictos em criar impacto positivo.”, afirmou António Miguel Castro, presidente da Inovagaia.
Os cinco finalistas terão como prémio um Bootcamp de 5 dias e 50 horas de um programa executivo personalizado, prestado pelos melhores especialistas e professores da Universidade NOVA, focado em agilizar o crescimento exponencial das empresas. Complementarmente, os três participantes com maior destaque no BoostX poderão participar na Web Summit 2025, um dos eventos tecnológicos mais relevantes globalmente, onde vão poder estabelecer relações estratégicas com líderes globais. Estes finalistas beneficiarão, ainda, de seis meses de incubação no CIBT do NEST, o que promove o crescimento dos seus projetos num ambiente dinâmico e colaborativo.