22 formandos em arrais de pesca local e seis em arrais de pesca já finalizaram os referidos cursos com competências de Mestrança, para gestão da companhia na faina.
O Diretor Regional das Pescas esteve presente, a 29 de dezembro, no final dos cursos de preparação para arrais de pesca e arrais de pesca local em Rabo de Peixe. Na altura, Luís Rodrigues afirmou que o “investimento principal no setor das pescas é o que é feito nas pessoas”, frisando que “todos devem estar cientes de que a formação é um investimento.
“Muitos dos formandos iniciaram a sua formação há dois anos, com cursos de escolarização que lhes permitiram completar a escolaridade obrigatória”, para que pudessem tornar-se “mestres de embarcação com averbamento em cédula marítima, explicou o governante. Assim sendo, é “graças à formação” que “puderam pôr fim às autorizações de embarque provisórias”.
Luís Rodrigues afirmou estar perante “uma nova geração de pescadores, escolarizados e profissionalizados, mais capacitados para enfrentar os desafios que o setor enfrenta.
O Diretor Regional salientou ainda que o Governo dos Açores investiu em 2019 mais de 250 mil euros em formação, assegurando que o Executivo “está determinado em dar continuidade a esta aposta”. No ano passado, de acordo com Luís Rodrigues, foram ainda “mais de um milhar de marítimos que beneficiaram de atividades formativas”, também elas promovidas pelo Governo Regional.
Segurança e salvaguarda da vida no mar, comunicações e sustentabilidade da pesca foram algumas das matérias desenvolvidas no âmbito das atividades formativas dirigidas ao setor piscatório.