“A PALAVRA-CHAVE DE TUDO ISTO É FELICIDADE”

O tradicional passeio anual da terceira idade de Oliveira do Douro, promovido pela Junta de Freguesia, voltou a concretizar-se. Esta iniciativa decorreu no passado dia 7 de setembro e contou com a participação de 600 pessoas, que passearam nas Caxinas, em Vila do Conde, e foram agraciadas com um banquete na Quinta do Palácio Rauliana, em Vila Nova de Famalicão. Paula Carvalhal, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, o padre Bruno Cunha e os Bombeiros Voluntários de Avintes foram presenças significativas neste evento, que foi repleto de partilha e emoção.

 

O passeio anual sénior reuniu 600 pessoas com mais de 60 anos residentes na Freguesia de Oliveira do Douro, com o intuito de lhes proporcionar um dia especial. Os 12 autocarros partiram da localidade por volta das 8h30, com destino às Caxinas, em Vila do Conde, onde os oliveirenses tiveram algum tempo livre para explorar o local e assistir à missa presidida pelo padre Bruno Cunha, na Igreja dos Navegantes.

Posteriormente, os seniores rumaram até à Quinta do Palácio Rauliana, localizada em Vila Nova de Famalicão, onde os esperava um banquete e uma tarde repleta de confraternização e animação. Findo o almoço, os oliveirenses começaram a explorar o local e, enquanto uns aproveitaram os espaços verdes sublimes, que envolviam extensos relvados, cascatas de água, cachoeiras, lagos, riachos e uma piscina, entre milhares de árvores plantas e flores, para confraternizar, outros juntaram-se ao momento dançante, que se prolongou até à hora da merenda.

Durante este evento, que foi dedicado aos mais velhos, Filinto Lima, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, destacou que se tratou de “mais uma grande edição do passeio anual sénior, onde reunimos cerca de 600 pessoas com mais de 60 anos de Oliveira do Douro e foi uma forma de nós lhes agradecermos e lhes prestarmos uma homenagem por aquilo que já nos deram”.

Admitindo estar radiante, o edil sublinhou que “a palavra-chave de tudo isto é felicidade. Para muitos dos seniores este é um dia único do ano. Portanto, isto agrada-me bastante e é uma forma de nós contribuirmos para que, de facto, Oliveira do Douro também engrandeça cada vez mais”.

Na ocasião, o autarca também fez questão de anunciar que “em breve vamos inaugurar a Academia Sénior, que é uma novidade em Oliveira do Douro, onde os menos jovens poderão desenvolver diversas atividades. Este é um momento alto, mas é preciso dar continuidade a este método de trabalho, que traduza a felicidade que queremos dar os nossos idosos”.

Presente na ocasião, Paula Carvalhal, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, também fez questão de reforçar que “estas iniciativas são sempre de saudar e têm de continuar a realizar-se. Hoje, falamos muitas vezes no isolamento das pessoas, na necessidade do convívio, da partilha e de se sentirem integrados nesta fase da vida, por isso, é com muito agrado que vemos o nível de participação neste passeio, que nos dá o indício de que as pessoas procuram este tipo de convívio”.

Afiançando a relevância deste encontro, a edil gaiense recordou que, no que concerne à área da cultura, a autarquia incentiva “as Juntas de Freguesia e as Academias Seniores a visitarem os nossos museus e espaços culturais, algo que fazem com frequência, porque nós podemos personalizar a visita, que é o que fazemos inúmeras vezes, ao longo do ano”.

Por fim, António Castro Fernandes, presidente da Assembleia de Freguesia de Oliveira do Douro, asseverou que “este é, talvez, um dos eventos mais antigos da nossa freguesia. O executivo tem de optar entre investir em infraestruturas físicas ou sociais e o município e a Junta de Freguesia optam pelo fortalecimento das relações sociais, que são verdadeiramente importantes para nós construirmos uma sociedade mais forte, coesa e que precisa, naturalmente, das infraestruturas físicas, mas precisa, acima de tudo, deste cultivar constante das nossas relações”.