Depois da realização da iniciativa “Põe-te a dançar… Especial Natal”, em Matosinhos, foi a vez de Leça da Palmeira acolher a edição deste ano do “Sonho de Natal”. Inaugurado a 13 de dezembro, o certame esteve patente no Parque Público Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira, com um programa repleto de atividades, que decorreram até ao dia 29 do mês em questão e levaram o espírito natalício ao território.
No âmbito da época natalícia que se avizinha, decorreu no dia 8 de dezembro, no Centro Comunitário Vítor Oliveira, em Matosinhos, a iniciativa “Põe-te a dançar… Especial Natal”, que contou com a presença de cerca de 400 pessoas.
“O balanço, deste evento, foi extremamente positivo e teve como principal objetivo proporcionar momentos de diversão, entretenimento e convívio à nossa comunidade sénior. Foi um evento em que o espírito natalício se fez sentir de forma calorosa e acolhedora, criando um ambiente seguro e pacífico, onde todos se puderam divertir e sentir parte de uma comunidade unida. Este tipo de iniciativas são fundamentais para combater o isolamento social que muitos dos nossos seniores enfrentam, e são uma forma de continuarmos a dignificar as gerações que, com tanto esforço, contribuíram para o desenvolvimento e prosperidade de Matosinhos e Leça da Palmeira”, afirmou Paulo Ramos de Carvalho, presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, reforçando que se tratou de “um momento de celebração, onde promovemos o encontro, a partilha e a valorização dos nossos cidadãos, em particular dos mais velhos, que são, sem dúvida, o pilar da nossa comunidade”.
Posteriormente, no dia 13 de dezembro, o Parque Público Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira acolheu o “Sonho de Natal”, uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, que, segundo o edil, “visa recriar um ambiente natalício único para as famílias, especialmente para os mais pequenos, que são o centro de toda a nossa programação”.
A abertura do Mercado de Natal assinalou a inauguração desta edição do Sonho de Natal, ao passo que, no dia seguinte, sucedeu-se o descerramento da Pista de Gelo. Assim, até ao dia 29 de dezembro, a população e os visitantes puderam desfrutar da magia desta época natalícia, também através de ateliers, da presença do pai Natal e dos duendes, de inúmeros espetáculos infantis e de espetáculos de teatro, música e dança protagonizados, nomeadamente, pela Hannah Dance Academy, Escola de Dança Attitude, Just Dance School, Le Petit Pas Academia de Dança, Escola Ballet de Leça de Palmeira, Ballet Art Matosinhos, Academia de Dança de Matosinhos, Grupo Vivências Seniores – Dança Criativa, Rancho Típico da Amorosa, David Eusébio, Tuna Académica do IPAM, Tuna de Contabilidade do Porto, Junqueira Dance e Grupo Etnográfico “Os Pescadores do Castelo”. “Ao longo de várias datas, a nossa comunidade será brindada com atividades festivas, como o Mercado de Natal, a Pista de Gelo e atuações de diferentes grupos de dança e música. As famílias poderão também desfrutar de momentos de lazer, com atrações como pinturas faciais e desfiles, além de apresentações teatrais encantadoras, como a peça «O Príncipezinho» e o teatro «O Duende Carteiro». Tudo isto culmina numa verdadeira celebração do espírito natalício que tanto nos caracteriza”, ressaltou o presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira.
Assegurando que este evento teve “um caráter profundamente familiar e inclusivo”, Paulo Ramos de Carvalho afiançou que é “de grande importância para fortalecer os laços de amizade e cooperação entre todos nós. Além disso, a nossa intenção é proporcionar um espaço seguro, alegre e memorável para as famílias, promovendo a participação de todos, sem exceção, e reforçando a nossa tradição de comunidade solidária e unida”.
Para o edil, “a união que se cria entre os cidadãos da nossa freguesia, ao partilharem momentos de alegria e celebração, fortalece os laços comunitários e faz com que todos se sintam parte integrante da mesma família. Este tipo de eventos, como o «Sonho de Natal», têm um impacto positivo direto na qualidade de vida da população, proporcionando oportunidades para vivenciar a magia do Natal de forma inclusiva e acessível”.
Evidenciando o impacto positivo que este tipo de eventos tem, também, na economia local e na promoção das tradições e valores culturais, o autarca ressaltou que “a participação da população num evento de tal magnitude contribui para o fortalecimento da identidade comunitária e para o sentimento de pertença e orgulho de viver em Matosinhos e Leça da Palmeira”.
No âmbito das comemorações natalícias, a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira tem vindo a promover, de acordo com Paulo Ramos de Carvalho, “o espírito de união e solidariedade entre todos os membros da nossa comunidade, com uma atenção especial para os grupos mais vulneráveis”. Neste seguimento, o edil salientou, nomeadamente, a realização e apoio de Festas de Natal e de convívio entre os utentes do programa “Vivências Seniores” e da Universidade Sénior, a tradicional ação do “Cabaz Solidário”, o apoio contínuo às diversas associações locais, especialmente às de caráter social e a Festa de Fim de Ano na Ponte Móvel de Leça da Palmeira.
Adiantando que, para além da família, que considera ser o pilar fundamental da sua vida, esteve à sua mesa, neste Natal, “a união, o amor e a solidariedade”, Paulo Ramos de Carvalho destacou que “o laço que me une à comunidade de Matosinhos e Leça da Palmeira é igualmente um dos maiores tesouros que tenho. São as pessoas que aqui vivem, que partilham os seus dias e sonhos, que tornam este lugar tão especial. O meu compromisso com esta terra é profundo, e é com grande honra que, ao lado da minha equipa e funcionários, trabalho para fazer da nossa freguesia um lugar melhor para todos”.
Radiante e a pensar em 2025, o autarca revelou que “quero trabalhar para estreitar ainda mais os vínculos entre os cidadãos de Matosinhos e Leça da Palmeira, valorizando a nossa cultura, as nossas tradições e o espírito de colaboração que sempre nos uniu. Acredito que, ao fortalecer esses laços, conseguiremos criar um ambiente mais acolhedor, participativo e solidário, onde cada pessoa se sinta valorizada e apoiada. Para isso, vamos continuar a apostar em projetos que envolvam a população, incentivando a participação ativa em iniciativas culturais, educativas e sociais. Desejo que possamos trabalhar lado a lado, em parceria com as diversas entidades da nossa freguesia, para criar uma rede de apoio que promova o crescimento coletivo e a solidariedade entre os nossos cidadãos. Além disso, é importante dar atenção especial aos mais vulneráveis, para que todos, independentemente da sua situação, possam sentir-se incluídos e parte integrante da nossa comunidade. Vamos trabalhar para que cada pessoa, de todas as idades, tenha a oportunidade de se envolver, de contribuir e de sentir que faz parte de algo maior, que é a nossa comunidade local. Em 2025, que possamos continuar a construir esses laços, para que nossa freguesia seja um lugar ainda mais unido, solidário e acolhedor para todos”.
Por fim, o autarca usufruiu do momento para transmitir uma mensagem de esperança e união à população de Matosinhos e Leça da Palmeira. “Em 2025, continuaremos a trabalhar lado a lado, com o compromisso de melhorar a nossa freguesia para todos. Cada ação, cada colaboração, fortalece o laço que nos une. A nossa comunidade tem demonstrado um espírito solidário admirável e é com base nesse espírito que continuaremos a construir um futuro mais inclusivo e acolhedor. A minha mensagem é de confiança: juntos, podemos alcançar mais. Com o lema «Trabalhamos Juntos», continuaremos a construir, dia após dia, uma freguesia melhor para todos. Que 2025 seja um ano de muitas conquistas coletivas”.