João Ponte, Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que “em dois anos, o Governo Regional irá investir mais de 300 mil euros em ações de formação, que vão abranger mais de 4200 formandos, sejam agricultores a tempo inteiro ou não” e acrescentou que se trata de um investimento “no futuro da agricultura, dos agricultores dos Açores e de um setor com mais qualidade e segurança alimentar nas suas produções”.
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas considerou fundamental que os agricultores apostem na formação, de modo a serem capazes de enfrentar os desafios do setor, serem mais competitivos e obterem maior rentabilidade.
“Os agricultores que apostarem na sua formação vão ser capazes e ficam melhor preparados para dar resposta aos desafios do setor, por forma a serem mais competitivos e obterem maior rentabilidade nas suas explorações”, referiu João Ponte.
O governante salientou que, nos últimos anos têm decorrido ações formativas em áreas tão diversas como a produção de ovinos e caprinos, a bovinicultura de carne, a bovinicultura de leite, a horticultura, a fruticultura e os produtos fitofarmacêuticos, entre outras.
João Ponte frisou ainda que, desta forma, há a garantia de ter produtos com mais qualidade e que respeitam a segurança alimentar, e recordou que, atualmente, os consumidores estão cada vez mais atentos e preocupados com a questão da segurança alimentar, pelo que o setor tem de se adaptar e acompanhar as exigências do mercado.