A sessão solene de entrega de prémios da 13ª edição do Prémio Pe. Nuno Burguete, antigo presidente da Direção da AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular, decorreu no passado dia 6 de novembro, no salão nobre da Academia das Ciências, em Lisboa e integrou o programa celebrativo dos 50 anos de existência da instituição. Durante a cerimónia, que contemplou dois momentos artísticos protagonizados pelos alunos do Conservatório de Música D. Dinis, foram homenageados 22 educadores do ensino particular e cooperativo, que se notabilizaram ao longo das suas carreiras, e foram entregues 13 Galardões AEEP, distinguindo, assim, instituições de ensino que completaram 25, 50, 75 e 100 anos de existência, em 2024.
Na ocasião, Luís Virtuoso, presidente da Direção da AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular, salientou a importância de “valorizar os nossos educadores nunca é demais e a atribuição deste Prémio pela AEEP pretende reforçar o reconhecimento público e institucional do empenho posto pelos educadores do ensino particular na educação de sucessivas gerações, preparando-os para ser pessoas inteiras e implicadas com o mundo. Reconhecer educadores e instituições do ensino privado é também reconhecer o seu contributo para o desenvolvimento de um ambiente educativo mais qualificado e inovador em Portugal. Iniciativas como o Prémio Pe. Nuno Burguete e o Galardão AEEP têm também como objetivo estimular a melhoria contínua, inspirar outros profissionais e beneficiar os estudantes e a sociedade como um todo”.
Neste seguimento, o Prémio P. Burguete homenageou 22 educadores com mais de 25 anos de serviço no ensino particular e cooperativo, oriundos do Externato Cooperativo da Benedita, em Alcobaça; Colégio Campo de Flores, em Almada; Colégio Alfacoop – Externato Infante D. Henrique, em Braga; Colégio D. Luísa Sigea; Colégio Inglês de São Julião / St. Julian’s School; Colégio Marista de Carcavelos; Salesianos de Manique – Escola e Salesianos do Estoril – Escola, em Cascais; Colégio Paulo VI de Gondomar, em Gondomar; Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria; Colégio de Santa Doroteia; Colégio Planalto; Cooperativa A Torre e Externato Marista de Lisboa, em Lisboa; Centro de Estudos de Fátima – CEF, em Ourém; Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, no Porto; Colégio de Lamas, em Santa Maria da Feira; Centro de Educação Integral, em São João da Madeira; Escola Primária Santa Ana; e Colégio de Gaia – Escola Católica; Colégio Horizonte; e Colégio Internato Claret, em Vila Nova de Gaia.
Por outro lado, o Galardão AEP foi entregue a 13 instituições de ensino associadas que celebraram, nomeadamente, 25 anos de existência, como o Real Colégio de Portugal, em Lisboa; Colégio Infantil Circo Mágico, em Vila Nova de Gaia; Externado Arco Íris II, em Matosinhos; Inlingua – Escola de Línguas, no Porto; e o Colégio Academia de Ensino Particular, em Valongo. Também os estabelecimentos com 50 anos foram distinguidos, como foi o caso do Colégio Adventista de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia; Colónia Infantil da Educação Infantil, em Cascais; Externato São Miguel Arcanjo, em Lisboa; CEBE – Cooperativa de Ensino de Benfica, em Lisboa; e a International Language School, em Setúbal. Já, com 75 anos, foi agraciado o Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, e com 100 anos, o Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, e o Colégio da Imaculada Conceição, em Viseu.