ALDEIAS DE CRIANÇAS SOS ASSINALARAM DIA INTERNACIONAL DA CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

No Dia Internacional da Convenção dos Direitos da Criança, dia 20 de novembro, as Aldeias de Crianças SOS lançaram uma campanha internacional de sensibilização sobre o abandono infantil, “Nenhuma criança deve nascer sozinha”.

A campanha, divulgada em mais de 80 países, tem por base um vídeo traduzido em 14 línguas, que pretende alertar e sensibilizar a população para um problema real: dos cerca de dois mil milhões de crianças em todo o mundo, estima-se que uma em cada dez, 220 milhões, viva sem os cuidados de uma Mãe ou de um Pai.

O vídeo, produzido pela Agência Bonka Circus, apela a uma ação conjunta, que agrega as respostas de cerca de 300 crianças de vários países, ao pedido: “Mostra-nos como é que a tua Mãe ou o teu Pai se preocupam contigo?”.

Em Portugal, em 2016, foram retiradas 8 175 crianças às famílias, por motivos de rejeição dentro do seio familiar, abandono ou negligência, número que regista uma tendência de diminuição nos últimos 10 anos.

As Aldeias SOS lançaram ainda a campanha “1 hora pelas Crianças”. O conceito sugere que particulares ou empresas se juntem a esta causa e doem o valor simbólico equivalente a 1 hora de trabalho, valor mínimo de 10 euros. Esta hora deverá ser de qualidade e vivida com os filhos, sobrinhos, netos ou amigos, materializando a importância do equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. As crianças que partilharem com as Aldeias SOS essa hora, através de um desenho ou de uma mensagem, recebem uma surpresa por parte das Aldeias SOS.