O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, recebeu a comitiva do Conselho Mundial das Casas dos Açores, na Praça do Emigrante e no salão nobre dos Paços do Concelho, destacando a importância da temática da emigração para a cidade e garantindo que pretende aprofundar, ainda mais, as relações com as diversas comunidades emigradas.

 

 

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, recebeu a comitiva do Conselho Mundial das Casas dos Açores, na Praça do Emigrante, onde Luís Silva e Rui Faria, da Associação dos Emigrantes Açorianos, deram uma breve explicação da obra.

Posteriormente, a comitiva deslocou-se até ao salão nobre dos Paços do Concelho da Ribeira Grande, um momento que o edil aproveitou para destacar a importância da temática da emigração para a cidade.

“Aqui, na Ribeira Grande, temos muito carinho pelos nossos emigrantes. Não é por acaso que temos cá a sede da Associação dos Emigrantes Açorianos, que tem trabalhado em estreita colaboração com o município, construímos a Praça do Emigrante, para ser uma verdadeira porta de entrada para quem nos visita e temos o único museu dedicado à temática no país” referiu o presidente da autarquia.

Alexandre Gaudêncio deixou, também, nota de que pretende aprofundar, ainda mais, as relações com as diversas comunidades emigradas, através das Casas dos Açores, que são uma excelente forma divulgar o concelho.

“Quer seja através dos acordos de geminação que temos com as nossas cidades irmãs, quer seja através da vossa ação diária, como responsáveis das Casas dos Açores, gostaria de lançar o repto para falarem da nossa terra e das excelentes condições que cá temos para nos visitarem, mas também para investirem”, mencionou o autarca.

No final do encontro, o edil entregou uma lembrança do município a cada Casa dos Açores, como forma de perpetuar o momento.