Acompanhado pela vice-presidente, Tânia Fonseca e pela diretora-geral da cooperativa A Ponte Norte, Teresa Silva, Alexandre Gaudêncio visitou uma aula do curso PERPro AGIR em mesa/bar, lecionada nas instalações da Quinta da Santana.
A turma em formação integra vinte formandos, a maioria do concelho da Ribeira Grande, mas também de Ponta Delgada e Lagoa.
O curso, ministrado na Escola Profissional da Ribeira Grande. é dirigido a jovens com idade inferior a 29 anos e que no presente não estavam empregados,nem estavam em formação, nem a estudar e nem a serem subsidiados (NEET).
A formação mesa/bar, desenvolvida nas componentes específica e prática, tem por objetivo “promover a inserção ou reinserção no mercado de trabalho”, destacou Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia.
O autarca realçou também que a área escolhida para a formação “surge como resposta às necessidades identificadas no concelho, nomeadamente a crescente procura por parte da restauração e hotelaria por pessoas qualificadas.”
Este é um curso subsidiado pelo orçamento do Fundo Regional do Emprego e face ao elevado interesse demonstrado pelos restaurantes e unidades hoteleiras que garante o acolhimento dos formandos em contexto real de trabalho com fortes perspetivas de vínculo laboral, após a conclusão do estágio.
A Câmara Municipal da Ribeira Grande tem investido em vários meios para disponibilizar formações que complementam o conhecimento dos interessados.