A exposição “Memória e Identidade da Estação da Trofa” está patente na Antiga Estação da Trofa, localizada na Alameda a Estação, que foi requalificada e reinaugurada recentemente.
A requalificação da antiga estação, que estava desativada desde 2010, no centro da Trofa, tratou-se de uma obra de 620 mil euros, que foi comparticipada por fundos europeus.
Segundo a Câmara Municipal da Trofa, a exposição “Memória e Identidade da Estação da Trofa” começa em 1845, “data do primeiro contrato para a construção de uma linha férrea em Portugal (apesar de não ter sido concretizado)” e termina a 18 de agosto de 2018, data em que o “edifício da Antiga Estação Ferroviária da Trofa é transformado num espaço cultural e devolvido à comunidade trofense”, passando pelos vários momentos marcantes para a história industrial, comercial e social do atual concelho da Trofa.
Neste contexto, a história do território da Trofa é contada através da história do caminho-de-ferro, “com destaque para a descrição de edifícios e espaços ‘históricos’, como as estações da Trofa e de São Romão, o Hotel de São Romão, os Correios da Trofa, ou as empresas como a ‘Social Fábrica de Chapéus Costa Campos & Ferreira’, a ‘Industrial do Ave, Lda.’, a ‘Empresa Fabril da Trofa, Lda.’, ‘A Industrial da Trofa’ e a ‘Indústria Alimentar Trofense, Lda.’, efetuando uma verdadeira radiografia da dinâmica económica e social da Trofa, em mais de 135 anos”.
A autarquia destacou 1867, ano da publicação do Diário de Lisboa n.º 147, de 3 de julho, que autoriza a construção da Linha do Minho; 1853, ano do lançamento da primeira pedra para a construção da linha férrea em Portugal (troço Lisboa-Carregado da Linha do Norte, inaugurado em 1856); 1856-1863, período em que se inauguraram vários troços da Linha do Norte até Vila Nova de Gaia; 1872, ano do início da construção da Linha do Minho; 1875, ano da inauguração da Linha do Minho entre Campanhã, Nine e Braga e de abertura das estações ferroviárias da Trofa e de São Romão; 1883, ano da inauguração do troço entre Trofa e Vizela, da Linha de Guimarães; 1888, ano da abertura do ramal da Alfândega entre Campanhã e Porto-Alfândega, que permitiu à Trofa o acesso direto à Alfândega do Porto; 1932, ano da ligação do troço da Senhora da Hora à Trofa, da Linha de Guimarães, que possibilitou uma ligação mais rápida entre a Trofa e o Porto de Leixões, e a abertura das estações ferroviárias de Bougado e Muro; 1998, ano da criação do concelho da Trofa; 2010, ano de encerramento da primeira estação ferroviária da Trofa e inauguração da nova estação e variante, que fez com que o comboio deixasse de passar pelo centro urbano da cidade, permitindo maior segurança e uma nova imagem; 2017, ano da inauguração da Obra de Requalificação do Antigo Canal Ferroviário da Trofa – Construção da Alameda da Estação; e 2018, ano em que o edifício da antiga estação ferroviária da Trofa foi transformado num espaço cultural e devolvido à comunidade Trofense, como sendo os principais momentos da exposição.
A Câmara Municipal da Trofa recordou, a este propósito, que “o concelho da Trofa foi criado a 19 de novembro de 1998 e, o seu crescimento esteve sempre ligado ao caminho-de-ferro, como via de comunicação primordial da indústria, do comércio e das gentes, e complementarmente ao desenvolvimento industrial”.