Na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Federação das Associações de Pais do Concelho de Gaia (FEDAPAGAIA), para o biénio 2025/2026, foram muitos os elogios à forma como a educação é tratada em Vila Nova de Gaia e foram deixadas promessas de continuar o bom trabalho no futuro.
Tomaram posse, no passado dia 12 de fevereiro, os novos órgãos sociais da Federação das Associações de Pais do Concelho de Gaia (FEDAPAGAIA), para o biénio 2025/2026. A cerimónia decorreu no Auditório Maestro José Gomes, em Grijó, e contou com a presença da comunidade educativa e civil de Vila Nova de Gaia, bem como do deputado à Assembleia da República, João Paulo Correia e do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, numa noite em que foi empossada uma equipa de continuidade, resultante da lista única votada nas últimas eleições a 18 de dezembro de 2024.
António Cunha Pereira foi assim reeleito presidente da FEDAPAGAIA, reassumindo, “com entusiasmo e responsabilidade o compromisso de liderar uma equipa fantástica, pronta para enfrentar os desafios que se avizinham”. “Juntos, vamos transformar obstáculos em oportunidades, sempre com o foco em garantir uma educação cada vez melhor e mais inclusiva para todos os alunos. Estou confiante de que, com união e dedicação, continuaremos a fazer a diferença e a construir um futuro de excelência para a nossa comunidade educativa. Contem com cada um de nós para juntos, transformarmos este projeto em realidade”, afirmou o presidente reeleito, garantindo ainda a toda a comunidade educativa que “podem continuar a contar com a FEDAPAGAIA como parceiro leal, comprometido em apoiar e fortalecer a educação em Vila Nova de Gaia”.
Fazendo um balanço do mandato transato e dos “muitos anos que se passaram em Gaia no que diz respeito à educação”, António Cunha Pereira destacou não só a renovação da imagem da FEDAPAGAIA, como a Academia de Parentalidade Ubuntu e o Congresso de Educação de Vila Nova de Gaia como alguns dos momentos mais marcantes, sem esquecer o facto de terem chegado aos 100 associados.
O presidente reeleito não deixou ainda de agradecer tanto aos diretores de escolas de Vila Nova de Gaia pelo “exemplo de parceria” e a Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, por considerar que tudo “aquilo que fez pela educação nos últimos 12 anos é marcante, é algo que fica para a história”.
Também o Presidente Assembleia Geral da FEDAPAGAIA, Carlos Manuel Gonçalves, referiu que “a posse de novos órgãos sociais constitui sempre um momento de renovação, de expetativas e esperança na vida de uma organização”, lembrando os 37 anos de atividade de uma história construída de forma consistente.
“Vivemos uma época de mudanças rápidas e transformações significativas que têm um impacto direto sob a forma como educamos as nossas crianças e jovens. As dificuldades enfrentadas pelos pais e encarregados de educação são muitas e variadas. Mas essas dificuldades são também dificuldades das escolas, é por isso essencial que as reconheçamos para que, juntos, possamos superar esses desafios. Desafios que hoje são múltiplos e complexos, mas não são insubstituíveis. É essencial que os pais e encarregados de educação se sintam apoiados e capacitados para enfrentar estas dificuldades. A educação é uma responsabilidade partilhada e juntos podemos criar um ambiente onde todas as crianças e jovens tenham oportunidade de crescer e ter sucesso”, acrescentou o presidente da Assembleia Geral.
A cerimónia contou ainda com a presença de José Cardoso, representante dos ex-dirigentes da FEDAPAGAIA, e de Domingues Oliveira, em representação dos diretores de Vila Nova de Gaia, que deixaram também elogios à autarquia “pela forma como lidaram com a educação”.
Por sua vez, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, e responsável pelo pelouro da educação também, elogiou o trabalho desenvolvido pela FEDAPAGAIA, que “cresce e diversifica-se do ponto de vista do seu objeto” e destacou, igualmente, o modelo de parceria para edificar a educação em Gaia. “Se cada um fizer a sua parte, conseguimos apagar os incêndios que possam aparecer e conseguimos construir uma sociedade melhor”, afirmou.
A cerimónia ficou ainda marcada pelas atuações musicais da ACMA e da Tuna do Orfeão de Grijó.
Assembleia Geral
Presidente: Carlos Manuel Gonçalves
1ª Secretária: Sónia Ferreira
2ª Secretária: Elisa Silva
Conselho Executivo
Presidente: António Cunha Pereira
Vice-presidente: Eduardo Oliveira
1ª Secretária: Sónia Costa
2ª Secretária: Raquel da Silva
Tesoureira: Joana Salvador
Vogais: Karla Yela, António Pinto, Nuno Almeida e Ana Lia Ferreira
Suplentes: Mariana Ribeiro, Daniel Fernandes, Hugo Tavares e Harly Vieira
Conselho Fiscal
Presidente: Margarida Teixeira
1ª Vogal: Julieta Silva
2º Vogal: Filipe Jesus
Conselho de Jurisdição e Disciplina
Presidente: Sandra Miranda
Vogais: Orquídea Santos, Carlos Lopes, Tânia Monteiro e Catarina Avelar