ARCOZELO VENCEU AS MARCHAS DE SÃO JOÃO PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA

A 28ª edição das Marchas de São João voltou a encher, no passado dia 14 de junho, a marginal gaiense de muita cor, música e animação. O grupo de Arcozelo voltou a vencer o certame, pela terceira vez consecutiva, ao passo que Madalena ficou em 2º lugar e Avintes encerrou o pódio.

 

 

No passado dia 14 de junho, a 28ª edição das Marchas de São João animou a marginal de Vila Nova de Gaia, atraindo milhares de espectadores. O evento, que teve como tema “Vasco da Gama: o português no mundo”, contou com a participação de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, e dos vereadores da autarquia gaiense, Paula Carvalhal, Elísio Pinto, Manuel Guedes, Valentim Miranda, Dário Silva e Célia Correia, foi inaugurado com a atuação da artista gaiense Diana Oliveira, que antecedeu a entrega dos prémios aos vencedores da edição transata.

Posteriormente, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, dirigiu-se aos presentes, afirmando que “esta é uma festa que mantém as nossas tradições a partir da relação entre o município, as Juntas de Freguesia e as nossas coletividades”.

Evocando a importância da equipa que está por detrás da organização deste evento, o edil fez, ainda, questão de agradecer “a todos os gaienses e não gaienses que estão cá, que se juntam a nós e aproveitam este momento, para marcar aquilo que é muito nosso, o São João, que é desta região, e a seguir vem o São Pedro. Temos uma identidade muito própria de que nos orgulhamos e as marchas são esse momento mais épico, que depois culmina com o fogo de artifício de São João e depois no São Pedro da Afurada”.

Seguidamente, decorreu o tradicional momento musical protagonizado pelos Mareantes do Rio Douro, que antecedeu as oito atuações, efetuadas por oito freguesias do concelho gaiense, nomeadamente Pedroso e Seixezelo, Avintes, Canidelo, Madalena, Mafamude e Vilar do Paraíso, Arcozelo, Canelas e Santa Marinha e São Pedro da Afurada, foram avaliadas em diversos parâmetros, mais especificamente a letra, música, guarda-roupa, coreografia e cenografia.

A marcha de Arcozelo voltou a conquistar o júri, sagrando-se vencedora pelo terceiro ano consecutivo, nesta que foi a sua quinta participação no certame. Assim, nos segundo e terceiro lugares ficaram Madalena e Avintes, respetivamente. Por outro lado, Santa Marinha e São Pedro da Afurada ficou na quarta posição, enquanto o grupo de Mafamude e Vilar do Paraíso ficou no quinto posto. Canidelo assegurou a sexta posição, ao passo que a marcha de Pedroso e Seixezelo conseguiu o sétimo lugar e Canelas o oitavo posto.

Rádio Audiência
Rádio Audiência
LIVE