A 27ª edição das Marchas de São João voltou a encher, no passado dia 15 de junho, a marginal gaiense de muita cor, música e animação. O grupo de Arcozelo foi o derradeiro vencedor do certame, ao passo que Avintes ficou em 2º lugar e Santa Marinha e São Pedro da Afurada encerrou o pódio.
No passado dia 15 de junho, a 27ª edição das Marchas de São João animou a marginal de Vila Nova de Gaia, atraindo milhares de espectadores. O evento, que contou com a participação dos vereadores da autarquia gaiense, Paula Carvalhal, Dário Silva, Valentim Miranda, Elísio Pinto, Célia Correia e Manuel Guedes, foi inaugurado com a atuação da artista gaiense Diana Oliveira, que antecedeu a entrega dos prémios aos vencedores da edição transata, seguindo-se um desfile das instituições participantes, ao som dos Mareantes do Rio Douro.
As sete atuações efetuadas por instituições de sete freguesias do concelho gaiense, nomeadamente Pedroso e Seixezelo, Canidelo, Madalena, Mafamude e Vilar do Paraíso, Arcozelo, Avintes e Santa Marinha e São Pedro da Afurada, foram avaliadas em diversos parâmetros, mais especificamente a letra, música, guarda-roupa, coreografia e cenografia.
A marcha de Arcozelo voltou a conquistar o júri, sagrando-se vencedora pelo segundo ano consecutivo, nesta que foi a sua quarta participação no certame. Assim, nos segundo e terceiro lugares ficaram Avintes e Santa Marinha e São Pedro da Afurada, respetivamente. Por outro lado, Canidelo ficou na quarta posição, enquanto o grupo de Mafamude e Vilar do Paraíso ficou no quinto posto a par da Madalena. Por fim, a marcha de Pedroso e Seixezelo conseguiu o sexto lugar.