ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO PORTO CRIOU PROGRAMA PIONEIRO EM PORTUGAL

Na tarde do passado dia 7 de novembro decorreu, na Escola Básica da Bandeira, em Vila Nova de Gaia, a assinatura do primeiro protocolo do “Programa ABC da Bola”. Este projeto pioneiro em Portugal pretende fazer chegar, através da Associação de Futebol do Porto (AFP), as modalidades de futebol e futsal aos alunos, entre os seis e os dez anos, dos 18 concelhos do distrito. O momento solene contou com a presença de José Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, Filinto Lima, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, Mário Duarte, em representação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, bem como as responsáveis pela associação de pais da escola.

 

A assinatura do primeiro protocolo do “Programa ABC da Bola” decorreu na Escola Básica da Bandeira, pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia. Este projeto pioneiro no país tem como principal objetivo aumentar o número de praticantes de futebol e futsal e, simultaneamente, sensibilizar os mais jovens para a prática desportiva. Esta iniciativa visa a introdução das modalidades no plano curricular escolar e vai estender-se pelos 18 concelhos do distrito do Porto.

Após a assinatura do protocolo, José Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, começou por referir que “aquilo que fizemos foi formalizar o que será, doravante, a inserção da modalidade, seja no feminino, seja no masculino, nos currículos escolares destas crianças dos seis aos dez anos, do futebol e do futsal”. O presidente da AFP mencionou que “este programa tem uma importância fundamental naquilo que é a parte prática da modalidade desportiva que não existe nas escolas em termos de currículo escolar”. O objetivo deste protocolo é “em primeiro lugar, trazer as crianças à prática desportiva da modalidade, inseri-las num meio social. Em segundo lugar, queremos que todas as crianças do distrito sigam este exemplo”.

José Neves patenteou que “daremos sequencia àquilo que fizemos em Vila Nova de Gaia, já temos calendarizado, por concelho e por agrupamento escolar”. O presidente da AFP desvendou, também, que “após as assinaturas dos 18 protocolos no distrito do Porto, o objetivo passa por pô-los a todos a conviver, criar um campeonato para que eles se encontrem e brinquem uns com os outros, nós não queremos competição, queremos, sim, que estas crianças venham à prática da modalidade do futebol e do futsal, e é exatamente para isso que demos este primeiro passo”. José Neves aproveitou, ainda, para reforçar que “esta iniciativa será retomada no mês de janeiro com o pôr em prática daquilo que é a modalidade” e salientar que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia pratica, desde há muitos anos, aquilo que é o pagamento das inscrições a cinco mil atletas de formação e, portanto, para nós, Associação de Futebol do Porto, é um privilégio estarmos aqui presentes e darmos este pontapé de saída nesta escola”.

Filinto Lima, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, mostrou-se bastante satisfeito com a assinatura deste protocolo no seu agrupamento afirmando que “é uma iniciativa de excelência da Associação de Futebol do Porto, fico muito contente que a associação, à qual pertence o meu concelho, tenha tido esta ideia”. Dentro desta linha de pensamento, o diretor do agrupamento referiu que “gostaria que outras associações de outras modalidades também tivessem este tipo protocolos com as escolas de todo o país”. Filinto Lima destacou que esta iniciativa “veio dar um impulso novo ao desporto escolar e a Associação de Futebol do Porto é um exemplo de uma aposta muito concreta na formação dos nossos jovens”. O diretor teceu vários elogios à AFP e referiu que “esta iniciativa é uma ajuda que estão a dar às escolas e, neste caso concreto, ao fomento de uma atividade que é desporto escolar ao nível do futebol e do futsal”.

O diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos enalteceu, também, que “este protocolo é muito benéfico para o ensino de aprendizagem, para os nossos jovens, sobretudo, na área das expressões” e que “as escolas acolhem todos os bons projetos e este é de excelência, eu gostaria que o Governo tivesse de olho neste projeto e as associações de futebol do nosso país adotassem este tipo de comportamento, é um apoio que estão a dar ao futuro dos nossos jovens”. Filinto Lima desvendou, ainda, que “nós temos mais de 300 alunos da nossa escola inscritos neste projeto e, tenho a certeza que mais alunos, desde o pré-escolar até aos dez anos, vão aderir”.

Mário Duarte, representante da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, esteve presente neste momento solene e enalteceu que “em nome do município, congratulamos a assinatura deste protocolo e é mais uma parceria importante que temos para o desenvolvimento da atividade física no concelho e, em particular, da formação desportiva”. O diretor municipal da cidadania referiu que “o apoio à formação desportiva tem sido uma aposta do concelho, no último ano pagamos cinco mil inscrições de atletas de formação na Associação de Futebol do Porto e, contando com as outras modalidades, pagamos, no total, 12 mil inscrições”. Mário Duarte salientou, ainda, que “é uma aposta muito significativa no apoio à atividade física, ao desporto e, em particular, à formação”.