ATIVIDADE MUNICIPAL DA RIBEIRA GRANDE – JANEIRO 2023

Ribeira Grande reforçou aposta na educação

Realizou-se, no início do mês de dezembro, a entrega dos diplomas do Quadro de Honra da Escola Básica Integrada da Maia, tendo a Câmara Municipal da Ribeira Grande atribuído, no âmbito do Regulamento de Bolsa de Mérito Escolar, um prémio monetário aos melhores alunos do 6º e 9º daquela instituição, Filipa Soares e Ana Costa, respetivamente.

Na cerimónia, esteve presente André Pontes, secretário da vereação, o que parabenizou todos os alunos pelos resultados alcançados, assim como o corpo docente e encarregados de educação, enquanto peças determinantes no sucesso escolar. André Pontes ainda referiu as diversas iniciativas que a câmara tem levado a cabo para melhorar e alavancar os níveis de ensino na Ribeira Grande, destacando a verba de um milhão de euros no Orçamento Municipal de 2023, em matéria de educação, que irá beneficiar todo o parque escolar, bem como a atribuição de bolsas de estudos aos alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, no valor total de 125 mil euros.

O secretário de vereação realçou, ainda, a importância dos projetos extracurriculares, como é o caso do Orçamento Participativo Jovem da Ribeira Grande, que promove a participação cívica dos alunos e que permitiu dotar a Escola Básica Integrada da Maia com um “ginásio de fitness”, projeto proposto pelo aluno José Ferreira.

 

Nova direção da AASB foi recebida na Câmara Municipal

José António Garcia, vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande, recebeu, em sessão de apresentação de cumprimentos, a nova direção da Associação Açores de Surf e Bodyboard (AASB). A reunião teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo Filipe Mendonça, atual presidente da AASB, juntamente com os restantes elementos da direção, apresentado a proposta do plano de atividades a desenvolver na época 22/23, na qual se destaca a realização de quatro provas na Praia do Areal de Santa Bárbara, duas no âmbito do campeonato regional, uma prova da Taça Açores e outra integrada no circuito da Ilha de São Miguel.

Em relação ao projeto “Save The Waves”, quer a Câmara Municipal, quer a AASB, reforçaram o seu compromisso e empenho para com o propósito ambiental do mesmo. Foram ainda abordadas questões logísticas relacionadas com o surf e a autarquia ribeiragrandense manifestou a sua pretensão de continuar a cooperar com a associação no reforço da marca “Capital do Surf”, assim como nas respetivas atividades. Por ambas as entidades, foi salientada a importância do surf na educação e formação dos mais novos, na promoção da sustentabilidade e preservação do meio-ambiente, assim como a relevância da modalidade na atração de turistas e praticantes à Ribeira Grande.

 

Autarquia aposta nas filarmónicas do concelho

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, acompanhado pelo vereador José António Garcia, assinou, no mês de dezembro, protocolos de cooperação com as filarmónicas do concelho, atribuindo seis mil euros a cada uma.

“As filarmónicas merecem o apoio da autarquia, pois são fundamentais na preservação da nossa identidade local”, referiu o edil, tendo, ainda, destacado a evolução dos apoios camarários às mesmas, que passaram de mil euros anuais para seis mil, o que demonstra a sensibilidade do atual executivo para com as preocupações manifestadas pelos músicos e dirigentes daquelas instituições. Atualmente, o concelho da Ribeira Grande conta com sete filarmónicas em atividade.

 

“Confrarias: Guardiões de Riqueza Eclesiástica” no Museu Casa do Arcano até 3 de fevereiro

O vereador José António Garcia foi o anfitrião da exposição “Confrarias: Guardiões de Riqueza Eclesiástica”, inaugurada, em dezembro, no Museu Casa do Arcano, com o objetivo de evidenciar o papel e a importância que as confrarias assumiram, e que continuam a assumir nos dias de hoje, na salvaguarda do património das igrejas.

A exposição, que estará patente até ao dia 3 de fevereiro, dá a conhecer peças do acervo litúrgico da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela, da Ribeira Grande, da Igreja Paroquial de São José, de Ponta Delgada, e da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, de Vila Franca do Campo.

Na inauguração, marcou presença o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Cónego Adriano Borges, que abordou a história das confrarias, seguindo-se as intervenções do provedor da Confraria do Santíssimo Sacramento da Paróquia de São José, João Bosco Mota Amaral, e do provedor da Confraria do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Matriz de Nossa Senhora da Estrela, Filomeno Gouveia, sobre a ação e relevância das confrarias a que presidem, nas respetivas paróquias. Posteriormente, foi realizada uma visita guiada à mostra, seguindo-se um pequeno momento musical alusivo ao Natal, com cânticos cantados à capela.

 

Ribeira Grande lançou agenda educativa para 2023

Na reta final do ano de 2022, aconteceu, no Teatro Ribeiragrandense, a cerimónia de lançamento da agenda educativa 2023, na qual esteve presente Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

A iniciativa foi levada a cabo pela Cooperativa A Ponte Norte e o trabalho realizado visou a compilação de toda a informação relevante para o ano de 2023, nomeadamente os dias que marcarão o novo ano ao nível das vivências locais. A agenda será distribuída por todas as salas da Rede Municipal de CATL’s.

“A nossa rede de ATL’s está de parabéns por todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Começamos em 2015, como forma de dar resposta a uma lacuna na nossa sociedade, e hoje contamos com mais de trezentas crianças. É, sem dúvida, uma mais valia para os pais, que sabem

que podem confiar nos nossos técnicos, num verdadeiro projeto educativo”, referiu Alexandre Gaudêncio, que ainda agradeceu aos responsáveis da Cooperativa A Ponte Norte, liderada por João Dâmaso Moniz, pela rápida perceção da importância deste projeto no dia a dia dos ribeiragrandenses.

 

“Biblioteca sobre Rodas” é novo projeto da autarquia ribeiragrandense

A Câmara Municipal da Ribeira Grande dispõe, agora, de uma viatura adaptada com livros e mobiliário de biblioteca, que irá percorrer todas as freguesias do concelho da Ribeira Grande. A biblioteca itinerante resultou de um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de 2021, o “Biblioteca sobre Rodas”, liderado por Mónica Medeiros, e que pretende democratizar o acesso à cultura e ao património da Biblioteca Municipal Daniel de Sá a todos os munícipes.

Para Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia ribeiragrandense, “este projeto permite colmatar uma lacuna que havíamos identificado e que passava por levar a nossa biblioteca às freguesias e às nossas instituições”, tendo, ainda, destacado que o projeto educativo da Biblioteca Municipal, passa, agora, a dispor de um novo equipamento para melhor responder às diversas solicitações que tem registado ao longo dos anos.

 

Rede Municipal de ATL’s integra projeto do Governo Regional

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande esteve presente na apresentação pública do projeto “Fantoche Não És”, que decorreu no passado dia 5 de janeiro, na escola do Pico da Pedra. Esta é uma iniciativa do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Saúde e Desporto, que será promovida pela Associação Solidaried’arte Açores.

O projeto apresentado destina-se a crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos, e tem como principal objetivo promover a saúde, prevenindo comportamentos de risco e potenciando o desenvolvimento das competências socio-emocionais como o conhecimento sobre a autoestima, a identificação e diferenciação emocional, a regulação das emoções, as relações saudáveis e a tomada de decisão.

Alexandre Gaudêncio felicitou os promotores pela iniciativa, deixando elogios pelo facto de reconhecerem na rede municipal da ATL’s da Ribeira Grande, um exemplo que poderá ser replicado em outras redes.

Na ocasião, também estiveram presentes o secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, o diretor regional da Prevenção e Combate às Dependências, Pedro Fins, e o diretor geral da Cooperativa A Ponte Norte, João Dâmaso Moniz.

 

Vencedores do concurso de presépios Prior Evaristo Carreiro Gouveia

A Câmara Municipal da Ribeira Grande promoveu mais uma edição do concurso de presépios Prior Evaristo Carreiro Gouveia. No total, participaram 33 presépios nas categorias “Escolas e Instituições” e “Particulares”, nas modalidades “Tradicional” e “Inovador”.

Na modalidade “Presépio Tradicional”, categoria de “Escolas e Instituições”, o C.A.S.A Bernardo Manuel Silveira Estrela arrecadou o 1º lugar, tendo a Casa do Povo do Pico da Pedra ficado com o 2º lugar e o Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande alcançou a terceira posição. Na categoria “Particulares”, Samuel Pacheco foi premiado com o ouro, seguindo-se Tiago Cabral e José Gaipo, em 2º e 3º lugar, respetivamente. O júri decidiu, ainda, atribuir uma menção honrosa ao presépio da participante Maria Imaculada Gaudêncio.

Na modalidade “Presépio Inovador”, categoria “Escolas e Instituições”, o Centro de Apoio à Criança nº 2 da Casa do Povo de Rabo de Peixe ficou em 1º lugar. A prata da categoria foi atribuída à Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande – Geral, e o 3º lugar foi entregue ao C.A.S.A Bernardo Manuel Silveira Estrela.

Foi, ainda, atribuída uma menção honrosa ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, à Escola Secundária da Ribeira Grande e ao Centro de Apoio à Criança nº 1 da Casa do Povo de Rabo de Peixe.