“AVENIDA ATÉ AO MAR” CADA VEZ MAIS UMA REALIDADE

Com a inauguração da Avenida Gonçalo Ribeiro Telles, a Madalena está cada vez mais perto de ver a “Avenida até ao Mar” a tornar-se realidade. Este foi um investimento de 1,8 milhões de euros e que irá reformular toda aquela zona da freguesia.

 

 

O troço que liga a rua das Bocas e o Largo da Cabine, na freguesia da Madalena, e o prolongamento até à rua do Loureiro, e que irá permitir, no futuro, a ligação da Avenida da República até à marginal marítima, criando a “Avenida até ao Mar”, já foi inaugurado. O descerramento da placa desta nova Avenida Gonçalo Ribeiro Telles (VL3) deu-se em julho passado e contou com a presença do filho do arquiteto e político homenageado com o nome, Francisco Ribeiro Telles.

A obra, com uma extensão de 690 metros e que resultou de um investimento municipal a rondar os 1,8 milhões de euros, contempla dois eixos, de sentidos opostos, em corredor BUS, articulados com modos rodoviário, ciclável, pedonal e corredor verde e garante, também, todas as ligações aos arruamentos locais existentes, nomeadamente às ruas das Bocas, António Francisco de Sousa, do Crasto, da Cabine, da Lavoura e do Rochio, incluindo-se, ainda, um arruamento secundário de acesso, a rua Professor Joaquim Simões da Hora.

Com esta empreitada, a autarquia pretende reforçar o sistema de mobilidade e acessibilidade do concelho e consolidar a rede de ciclovias urbanas dirigidas, nomeadamente, para o centro da cidade, para a área central da freguesia da Madalena, para as praias, escolas, centro de saúde, junta de freguesia, comércio e serviços locais, promovendo, ao mesmo tempo, modos de transporte suave e percursos pedonais e cicláveis em distâncias curtas e em condições de segurança. Simultaneamente, esta acabou por ser também uma oportunidade para regenerar este troço da cidade e para criar uma ligação rodoviária entre espaços de circulação pedonal e ciclopedonal.

Recorde-se que a Avenida até ao Mar fará a ligação desde o nó de Santo Ovídio até à orla costeira, na freguesia da Madalena, numa extensão global de 4,5 quilómetros. Esta tem sido uma obra há muito reivindicada pela população, face às condições de mobilidade e acessibilidade da zona.