Após uma visita à Escola Secundária da Ribeira Grande, o Bloco de Esquerda (BE), pelo deputado António Lima, defendeu que a solução para a sobrelotação daquele estabelecimento de ensino, desenhado para 800 alunos mas com 1400, “passa pela construção de mais um edifício”.
“Lamentavelmente, o secretário regional da Educação revelou que a solução do Governo é desejar que haja uma diminuição da natalidade naquele que é o concelho mais jovem do país, e ficar à espera de uma consequente diminuição de alunos no futuro. Ou seja, o Governo não vai fazer nada para resolver o problema”, referem os bloquistas.
António Lima lembrou ainda que além da sobrelotação, o edifico está coberto de amianto, “o que representa um perigo para a saúde de toda a comunidade escolar”, sendo que o “o prazo para a remoção do amianto de todos os edifícios públicos está a terminar”.
“Quando queremos mais sucesso e menos abandono escolar, temos que investir nas instalações das escolas. Não é possível fazer milagres quando há aulas nos refeitórios e em salas minúsculas. Uma escola com esta sobrelotação tem problemas urgentes que não podem continuar”, rematou.