BOMBEIROS DA RIBEIRA GRANDE VENCERAM MEDALHA DE OURO NA ÁUSTRIA

A equipa dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, composta por 10 elementos que foram acompanhados pelo comandante, foi a melhor nas provas disputadas e conquistou a medalha de ouro na competição internacional “16th International Fire Brigade Competition 2017”, organizada pela International Association of Fire and Rescue Service (CTIF), que decorreu de 9 a 16 de julho, na Áustria.

O Concurso Internacional de Manobras, que contou com a participação de 27 países europeus e de países convidados, foi composto por duas provas relacionadas com as atividades quotidianas dos bombeiros. A equipa da Ribeira Grande foi uma das sete que representou Portugal nesta competição, contudo, foi a única que se classificou nos primeiros lugares.

A cooperação de bombeiros foi recebida, por Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande, nos Paços do Concelho, momento durante o qual o autarca enalteceu o trabalho que a corporação tem vindo a realizar.

“A medalha de ouro por vós conquistada é o reflexo de todo o empenho e dedicação que colocam na ação diária, seja a treinar, seja nas exigências diárias próprias do trabalho. E basta recordar que numa hora vocês estavam a ganhar uma medalha de ouro na Áustria e pouco depois já estavam a ajudar duas mães a dar à luz”, elogiou o presidente da autarquia.

Alexandre Gaudêncio recordou a alegria que a população sentiu quando teve conhecimento do resultado alcançado pelos bombeiros e destacou que quando estes heróis solicitaram o apoio da autarquia para realizarem a viagem à Áustria este não lhes foi negado.

“Tínhamos consciência do bom desempenho que poderiam alcançar e ficou bem vincado que vocês levam mais longe o nome da Ribeira Grande e são um orgulho para todos nós. São a melhor corporação de bombeiros do país”, enalteceu o presidente da Câmara da Ribeira Grande.

O autarca salientou que “tudo o que façamos por vocês nunca será suficiente em comparação com aquilo que vocês dão à sociedade” e destacou “todo o apoio que a autarquia tem dado aos bombeiros da Ribeira Grande. Temos sido muito sensíveis aos vossos problemas e estaremos sempre aqui para vos ajudar”.

Carlos Neves, presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) também felicitou os Bombeiros Voluntários pelo primeiro lugar alcançado na competição.

“Estas iniciativas são um forte contributo na preparação dos corpos de bombeiros da região para o desempenho de excelência nas suas missões do dia-a-dia, o que deixa o SRPCBA muito satisfeito e orgulhoso”, afirmou Carlos Neves.
O presidente do SRPCBA evidenciou ainda que “este resultado comprova a destreza e as técnicas aplicadas diariamente no combate a incêndios e em situações de emergência pelos nossos bombeiros em prol da segurança dos açorianos”.

A medalha de ouro conquistada pela equipa de manobras dos bombeiros voluntários da Ribeira Grande é a segunda no seu historial e surge na sequência do triunfo alcançado a nível nacional no último mês de maio. A primeira medalha de ouro foi conquistada no Concurso Internacional de Manobras, em 2005, na Croácia.