O Botequim Açoriano volta a levar a cabo o seu projeto Botequim ComVida. Anunciamos a vinda do Chef Hélio Loureiro no próximo dia 12 de janeiro aos Açores, neste projeto que pretende abrir a cozinha e a gastronomia e produtos dos Açores em geral a chefes conceituados do país para que possam trabalhar com o melhor que há nos Açores, numa perspetiva de internacionalizar a gastronomia açoriana.

Pelo Botequim Açoriano, e neste projeto em epígrafe, já passaram os chefes Chakall, Paulo Morais, Cordeiro e Júlio Fernandes.

O jantar terá um custo de 45€, com bebidas incluídas, e será um menu de degustação de vários pratos criados pelo Chef convidado, com a ajuda da Chef residentes o Botequim, Chef Dodo.

Para mais informações, contactar: 919 112 755.

Hélio Loureiro, chefe de cozinha com mais de trinta anos de carreira, formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

Gastrónomo e investigador da arte da cozi­nha, com uma forte ligação ao mundo dos vinhos, autor de mais de vinte livros de gastronomia, apresentador de programas de televisão, ”Gostos e Sabores” universo RTP, ( durante sete anos), cronista em diversas publica­ções, tem vindo a ser convidado para inte­grar o júri de concursos internacionais e nacionais.

Chefe executivo no Sheraton do Porto, Porto Palácio Hotel, Dunas Douradas Beach Club, Hotéis Douro Palace e Douro Royal Valley do Grupo Jase, inaugurou o Hotel Quinta do Lago ( orient express) e Le Meriden Porto, estagiou nos Sheraton de Bruxelas, Sheraton de Luxemburgo, Les Champs ( duas estrelas Michelin) , Meridien étoile Paris, Yamato ( passaporte para o Japão ), Sheraton La Joya San Diego, entre outras unidades.

Depois de três anos como chefe de cozinha do Futebol Clube do Porto, foi convidado para a Selecção Portuguesa de Futebol em 1996 onde se manteve durante duas décadas.

Em 2003, foi eleito Chefe do Ano pela Academia Gastronómica Portuguesa. Foi distinguido pelo Estado Português com o grau de Oficial da Ordem de Mérito, pelo Dr. Jorge Sampaio. Recebeu o Diploma de Honra e medalha de ouro da ARHESP, Medalha de ouro ao Mérito Desportivo pela Federação Portuguesa de Futebol, Diploma de Honra e Medalha e Mérito da Comissão dos Vinhos Verdes, feito Infanção da Confraria do Vinho do Porto, trinta e seis vezes confrade e fundador de con­frarias enófilas e gastronómicas nacionais e estrangeiras tendo presidido a algumas. Foi homenageado pela sua cidade natal, o Porto, com a Medalha de Honra e Mérito, pelo seu Presidente Dr. Rui Rio, distinção que juntou à de Cavaleiro da Real Ordem de Nossa Senhora de Vila Viçosa, atribuída por S. A. R. Dom Duarte de Bragança, Chefe da Casa Real portuguesa, que já o havido distinguido com a Comendador da Ordem de São Miguel da Ala, a mais antiga Ordem honorifica Portuguesa.

Foi apresentador do programa “ Gostos e Sabores “ durante mais de sete anos na RTP n e “ Nutriciência” na RTP 1 onde deu a conhecer o valor da gastronomia portuguesa em equilíbrio com a nutrição acompanhado com a Doutora Patrícia Padrão da Universidade do Porto, distinguindo como um prémio internacional na área da investigação alimentar.

Actualmente consultor na Gertal e Cerger, Continente e da empresa SóCatering, destaca-se pela sua forte atividade literária, dando conferên­cias sobre gastronomia e desenvolvendo projectos na área da saúde, nutrição e equi­líbrio ecológico.

Vencedor do Gourmand Award na categoria melhor livro do mundo com o livro “ eating à la Porto “ que recebeu em Maio na China medalha de bronze entre milhares de publicações.

É presença semanal no programa da Praça da Alegria onde apresenta em colaboração com a Associação Portuguesa de Nutrição receitas saudáveis sem sal adicionado.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com