A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou que a instalação de 16 painéis fotovoltaicos no Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha, em S. Miguel, é mais um exemplo do empenho do Governo dos Açores na implementação, de forma transversal, de medidas que permitem o desenvolvimento sustentável do arquipélago.
“Nesse aspeto, já substituímos todas as lâmpadas ‘led’ no edifício da Caldeira Velha e, hoje, ficam a funcionar também estes painéis solares, para substituir o gerador existente a gasóleo”, frisou a titular da pasta do Ambiente. Cada painel tem uma potência nominal de 280W, perfazendo uma capacidade total de geração de 4,5Kw, ligados a um banco de baterias.
“Este é mais um movimento, que queremos que seja o mais alargado possível, no sentido de diminuir a emissão de CO2 e, acima de tudo, sensibilizar para a importância destas medidas”, reforçou a Secretária Regional. Marta Guerreiro adiantou que esta medida será também implementada na Gruta das Torres, no Pico, estando em análise “todas as situações que careçam deste tipo de intervenção.”