CALDEIRA VELHA: PAINÉIS FOTOVOLTAICOS CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou que a instalação de 16 painéis fotovoltaicos no Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha, em S. Miguel, é mais um exemplo do empenho do Governo dos Açores na implementação, de forma transversal, de medidas que permitem o desenvolvimento sustentável do arquipélago.

“Nesse aspeto, já substituímos todas as lâmpadas ‘led’ no edifício da Caldeira Velha e, hoje, ficam a funcionar também estes painéis solares, para substituir o gerador existente a gasóleo”, frisou a titular da pasta do Ambiente. Cada painel tem uma potência nominal de 280W, perfazendo uma capacidade total de geração de 4,5Kw, ligados a um banco de baterias.

“Este é mais um movimento, que queremos que seja o mais alargado possível, no sentido de diminuir a emissão de CO2 e, acima de tudo, sensibilizar para a importância destas medidas”, reforçou a Secretária Regional. Marta Guerreiro adiantou que esta medida será também implementada na Gruta das Torres, no Pico, estando em análise “todas as situações que careçam deste tipo de intervenção.”

Rádio Audiência
Rádio Audiência
LIVE