CÂMARA DE GAIA AVANÇA COM OBRAS PARA O METROBUS NA AVENIDA VASCO DA GAMA

A Câmara Municipal de Gaia vai inserir corredores bus em solução pré-metro na Avenida Vasco da Gama (EN222), com o intuito de melhorar as condições para o transporte público e para a mobilidade suave e tendo como base o compromisso de redução do consumo energético e respetiva diminuição de emissões de CO2. A primeira fase já tem obras no terreno e vai desde a Avenida D. João II até à rotunda dos Arcos do Sardão.

 

 

 

Segundo a Câmara Municipal de Gaia a primeira fase de oito fases do corredor metrobus, que vai desde a Avenida D. João II até à rotunda dos Arcos do Sardão já está no terreno e resulta de um investimento de cerca de 3,8 milhões de euros.

“Por se tratar de uma intervenção que irá causar acentuadas perturbações na circulação, nomeadamente de transportes públicos de passageiros, optou-se por faseá-la em oito momentos, para minimizar o impacto que a realização dos trabalhos terá no trânsito”, explicou a edilidade.

Em causa está inserir corredores bus em solução pré-metro na Avenida Vasco da Gama (EN222) e “transformar esta via, atualmente com carácter de «estrada», numa «avenida» capaz de desempenhar múltiplas funções, aliando fatores estéticos, funcionais e ambientais”, esclareceu a autarquia, acrescentando que “foi com base nestes pressupostos, e dando prioridade aos transportes públicos e aos peões, que se chegou a uma solução que contempla a construção de corredores bus e velocípedes e zonas pedonais em toda a extensão desta intervenção, eliminando algum estacionamento automóvel, atualmente feito desordenadamente e nas zonas de berma”.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, “este é o arranque de um processo de melhoria da mobilidade e do transporte público em Vila Nova de Gaia. É um serviço moderno, confortável, fácil de utilizar e acessível, que é, ao mesmo tempo, um paradigma da integração urbana, seguro e amigo do ambiente”.

A Câmara de Gaia aproveitou, ainda, para recordar que depois do “troço da EN222 até aos Arcos do Sardão, seguir-se-á a extensão da solução até à rotunda de Avintes e, posteriormente, até Lever”.