A Câmara Municipal de Gaia vai lançar um concurso público internacional para a celebração de um acordo-quadro singular, no valor de 10 milhões de euros, para a reabilitação, manutenção, conservação e ampliação de equipamentos municipais, nomeadamente, equipamentos escolares, desportivos, culturais e instalações municipais que carecem de intervenções urgentes.
A autarquia acredita que o acordo quadro, que está destinado especificamente para a satisfação de necessidades frequentes, repetitivas e de algum volume, é a ferramenta mais indicada neste momento. “Estes instrumentos são fundamentais para agilizar os processos, descomplicando a burocracia. Os serviços ficam, assim, dotados de um meio mais prático e expedito, em economia de meios e repetição de procedimentos, uma vez que, perante as necessidades concretas de execução de trabalhos de idêntica natureza, apenas se efetuará um simples procedimento de adjudicação, ‘chamando’ os adjudicatários a intervir”, referiu.
Os estabelecimentos escolares serão cerca de 170, divididos entre os ensino pré-escolar e o ensino básico, sendo que há depois cerca de 30 equipamentos desportivos e alguns culturais, contabilizando-se ainda cerca de 50 instalações onde funcionam serviços municipais.