A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia já concedeu 823 cartões municipais da grávida e 861 cartões municipais do bebé, desde o 1 de janeiro de 2017, data em que estes entraram em vigor.
O Cartão da Grávida destina-se a mulheres a partir das 20 semanas de gestação, que estejam a ser acompanhadas clinicamente no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e/ou nos ACES do concelho de Gaia. Por sua vez, o Cartão do Bebé destina-se a crianças nascidas no CHVNG/E após o dia 1 de janeiro de 2014.
Segundo a autarquia, estes cartões são gratuitos e “permitem aos respetivos titulares o acesso, em condições vantajosas, a bens e serviços prestados pelo Município e por outras entidades que adiram a esta iniciativa”.
A Câmara Municipal de Gaia enalteceu que “com esta crescente adesão, um dos principais objetivos da iniciativa tem sido cumprido. Há uma maior procura de vigilância e acompanhamento especializado durante a gravidez, para que os cuidados de saúde pré-natais cheguem a um maior número de mulheres, prevenindo, simultaneamente, a doença na grávida e no bebé” e salientou que “também o número de entidades parceiras tem vindo a crescer nos últimos dois anos, contando-se, atualmente, cerca de 80 estabelecimentos comerciais”.