A Câmara Municipal da Trofa anunciou o lançamento de um conjunto de apoios municipais, destinados às famílias e às empresas. A redução do preço da fatura da água e do saneamento, bem como a atribuição do IMI Familiar, são algumas das medidas que se vão fazer sentir no bolso dos trofenses e que fazem parte de um pacote de incentivos, “que se destaca pelo seu grande impacto social e que se assume como o mais importante lançado pela autarquia na última década”.
A Câmara Municipal da Trofa lançou um pacote de medidas de grande impacto social que, a partir de janeiro de 2021, vai vigorar no concelho, com o intuito de “estar ao lado das famílias e das empresas”.
Segundo o município, “o conjunto de apoios, de um leque diversificado, é o mais significativo atribuído pela autarquia nos últimos dez anos”.
No que toca aos apoios para as famílias, previstos para o próximo ano, a Câmara Municipal vai atribuir um IMI Familiar, adaptado aos agregados com um, dois, três ou mais dependentes. A taxa de IRS das famílias será reduzida em quatro por cento (taxa variável). A redução do preço da água é o grande destaque das medidas de apoio às famílias, já que será feito de acordo com o escalão. Para o 1º escalão, o valor da tarifa da água passará de 0,99 euros para 0,71 euros, para o 2º escalão altera de 1,62 euros para 1,12 euros e para o 3º escalão, a tarifa passa de 3,25 euros para 1,87 euros.
Num município de empresas, o setor empresarial, também, será beneficiado pela autarquia, no que concernem os apoios municipais. Em 2021, as Medidas de Apoio ao Comércio e Serviços passam pela redução em metade (50 por cento) nas faturas da água, do lixo, do saneamento e ainda na taxa da derrama.
Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, fez questão de explicar que, “nesta fase tão, particularmente, difícil das nossas vidas, a Câmara Municipal não poderia deixar de continuar a apoiar a sua comunidade e intensificar esse trabalho. São excelentes notícias para todos os trofenses porque, efetivamente, tocam no bolso de cada um de nós, de forma direta”, acrescentando que, “infelizmente, a dívida herdada pelo executivo anterior e a consequente situação de endividamento da autarquia, ao abrigo da legislação em vigor, estrangulou, nos últimos anos, a nossa atuação junto do bolso dos munícipes. Estas medidas, de grande impacto social e tão bem-vindas no orçamento familiar dos agregados trofenses, só são possíveis agora, graças à gestão financeira rigorosa levada a cabo nos últimos sete anos, que permitiu que a Câmara Municipal abatesse a dívida herdada em mais de 44 milhões de euros”.
A edilidade relembrou ainda que, em fase de pandemia, “este conjunto de medidas de cariz financeiro soma-se a uma posição atenta e ativa no apoio aos munícipes. Desde março, foram já dezenas as medidas tomadas pela autarquia no combate à mitigação e propagação da covid-19, nomeadamente a criação de uma Rede de Apoio aos Trofenses e o auxílio financeiro e alimentar aos trofenses que mais precisam”.